A exposição "Padre Cícero e a Educação Inclusiva: Um Legado de Acolhimento" encerra a edição 2025 do projeto Padre Cícero. A mostra ocorre nesta sexta-feira, 28, nos turnos da manhã e tarde, na sede da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), no bairro São Miguel. As obras expostas foram produzidas por estudantes da rede municipal de ensino.
Pela manhã, o evento contou com apresentação cultural do Mestre Cinho, do Grupo de Reisado Santo Reis do Oriente, e do estudante Miguel Arcanjo, bisneto da mestra Margarida. Para o Mestre Cinho, além de celebrar o aniversário do Padre Cícero, a iniciativa valoriza as raízes ancestrais, os mestres e mestras da cultura e o Reisado, que são parte essencial da identidade juazeirense.
A secretária municipal de educação, Márcia Franca, destaca que a exposição marca a culminância do projeto Padre Cícero, desenvolvido ao longo de março. Além de incentivar a arte, a iniciativa aproxima os estudantes da história e do legado do sacerdote por meio de visitas a locais históricos, rodas de conversa e leituras sobre seus preceitos ecológicos, fortalecendo o sentimento de pertencimento dos alunos, e incentiva a preservação da identidade cultural da cidade.
Na tarde desta sexta-feira, além da exposição, várias escolas irão realizar o tradicional aniversário do Padre fundador da cidade, com direito ao corte e distribuição do bolo. Este momento simbólico, simula o corte oficial do bolo do Padre Cícero, que acontece anualmente na madrugada do dia 24 de março, em celebração ao seu aniversário.