Nessa quinta-feira, 27, Juazeiro do Norte sediou a 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, um evento voltado à construção de políticas públicas para essa população. A iniciativa foi promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos LGBT, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST). Com o tema "Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+", a conferência ocorreu no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau, das 8h às 16h.
O evento abordou quatro eixos principais de debate:
Enfrentamento à violência contra a população LGBTQIA+;
Trabalho digno e geração de renda;
Interseccionalidade e internacionalização;
Institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.
Ao final da conferência, foram eleitos sete delegados para representar Juazeiro do Norte na etapa estadual, sendo cinco da sociedade civil e dois da gestão municipal. Além disso, foram formuladas 16 propostas para a gestão municipal, 12 para o governo estadual e 12 para o governo federal. Essas propostas serão desenvolvidas para, posteriormente, se transformarem em políticas públicas voltadas à população LGBTQIAPN+.
A conferência representou um espaço essencial de diálogo entre sociedade civil e poder público, com o objetivo de discutir e planejar ações para os próximos anos, fortalecendo os direitos e a inclusão da comunidade LGBTQIA+.