Cerca de 150 pessoas se reuniram nessa quinta-feira, 27, para discutir políticas e condições de saúde no ambiente de trabalho durante a 5ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Juazeiro do Norte. Realizado no auditório do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, o evento foi uma etapa preparatória para as conferências regional, estadual e nacional, que definirão diretrizes para a área.
Neste ano, a conferência municipal teve como tema "Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano". Na ocasião, os participantes foram incentivados a refletir sobre o tema a partir dos três eixos norteadores eleitos para o evento: I. Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; II. As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador; e III. Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o controle social.
Durante o evento, também foram apresentados os delegados eleitos na Pré-conferência Municipal, que ocorreu no último dia 18 de março, além da aprovação e revisão final do regimento interno da Conferência Municipal.
A 5ª Conferência Municipal foi organizada pela Secretaria de Saúde (Sesau) e pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS).
Conforme ressalta Yago Nunes, secretário de Saúde, refletir sobre a formulação de políticas públicas voltadas ao trabalhador é importante, pois, quando o indivíduo tem acesso à saúde e melhores condições laborais asseguradas, consegue produzir melhor e ter maior rendimento.