Os agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Juazeiro do Norte vão participar do Curso de Polícia Comunitária Aplicada, uma capacitação que busca fortalecer a relação entre a segurança pública e a comunidade. O curso será ministrado pelo comandante César Alves e pelo subinspetor Fiuza, que participaram da formação em Fortaleza e agora atuarão como multiplicadores do conhecimento.
A iniciativa faz parte de um projeto da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, em parceria com a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP). Durante a formação na capital, guardas municipais das quatro maiores cidades do estado, além de policiais militares do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (COPAC), foram capacitados para atuar na prevenção da violência e criminalidade, com foco em pessoas e territórios vulneráveis.
Para o comandante da GCM em Juazeiro, César Alves, essa capacitação representa um avanço na forma como a segurança pública se aproxima da população. "Foi uma excelente iniciativa voltada ao policiamento de proximidade, estreitando os elos com a comunidade. Agora, o curso será repassado aos demais guardas municipais, garantindo um atendimento cada vez mais qualificado à população", destacou.
Os princípios do curso envolvem prevenção da violência, comunicação e relacionamento comunitário, mobilização social, mediação e solução pacífica de conflitos, além do planejamento de ações educacionais. Com essa formação, a expectativa é que a Guarda Civil esteja ainda mais preparada para atuar de forma eficiente e integrada à comunidade, fortalecendo a segurança e promovendo um ambiente mais seguro para todos.