Mais de 369 mil atendimentos em saúde, como exames laboratoriais, consultas e procedimentos médicos, deixaram de ser feitos devido à ausência dos pacientes, em 2024. Na saúde, essa falha é chamada de absenteísmo e o número representa 30% de todos os atendimentos realizados no ano anterior. Ficou comprometida, por exemplo, a realização de mais de 72 mil consultas médicas e especializadas, além de mais de 27 mil exames de imagem, como ressonância magnética e tomografia computadorizada.
O absenteísmo afeta não apenas os pacientes ausentes, mas toda a estrutura de saúde. Além dos impactos financeiros, como o desperdício de recursos e a dificuldade em melhorar a qualidade do atendimento, a falta de comparecimento gera desorganização no agendamento, prejudicando o planejamento das unidades de saúde. Essa ausência também compromete o atendimento de outros pacientes, especialmente aqueles que estão na lista de espera.
Atualmente, os agendamentos de exames e consultas em Juazeiro do Norte são feitos diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Após o agendamento, o paciente recebe a confirmação do procedimento via WhatsApp, pelo número oficial da central de regulação: (88) 99904-5443.
Para garantir que a comunicação seja eficaz, a Sesau destaca a importância de os pacientes manterem seus números de telefone atualizados nas UBS. A Secretaria de Saúde também reforça ser fundamental que os pacientes se atentem aos horários e locais corretos para não perderem os procedimentos agendados.