Na última quarta-feira, 19, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), reuniu-se com o grupo de mães assistidas pelo Programa de Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV), do governo do Estado. O objetivo da reunião foi ouvir as queixas apresentadas pelas mães e discutir estratégias para facilitar o recebimento do leite APLV, já que a distribuição das fórmulas é realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), exclusivamente na capital, Fortaleza.
Durante a conversa, o prefeito Glêdson Bezerra garantiu o recebimento e transporte dos produtos para Juazeiro do Norte, além de defender junto ao Governo do Estado a possibilidade de descentralizar a distribuição do APLV para o interior. A descentralização facilitará a vida de diversas mães e pais que precisam se deslocar, todo mês, até a capital para receber as fórmulas para seus filhos.
O Leite APLV é destinado a crianças com alergia ao leite de vaca, geralmente às proteínas caseína e às proteínas do soro. A fórmula é fornecida a crianças com até 3 anos de idade, além de pacientes com diagnóstico de esofagite eosinofílica, desnutrição ou alergia múltipla a pelo menos três alimentos, incluindo leite, soja, trigo, ovo, castanhas, mariscos, carne e frango.