O Departamento de Vigilância em Saúde, por meio do Núcleo de Endemias, tem intensificado as ações de prevenção e combate ao Aedes Aegypti no município. Além das visitas domiciliares, realizadas diariamente pelos agentes de endemias, Juazeiro do Norte conta também com o projeto das ovitrampas, que neste ano foi ampliado para 23 bairros.
Além da dengue, o Aedes Aegypti também transmite Zika e Chikungunya. Embora sejam endemias tratáveis, essas doenças podem deixar sequelas graves e até levar o paciente ao óbito. Por isso, a prevenção é a solução mais eficaz, especialmente durante o período chuvoso, que favorece a proliferação do mosquito.
Em casa, a população pode realizar o trabalho preventivo a partir de pequenas ações diárias, como:
- Esvaziar garrafas PET, potes e vasos;
- Manter a caixa d'água e outros reservatórios sempre bem fechados;
- Colocar areia nos pratos de vasos de plantas;
- Amarrar os sacos de lixo;
- Não acumular entulhos e sucatas no quintal;
- Guardar pneus inservíveis em locais cobertos, longe da chuva; e destiná-los para a reciclagem no Ecoponto da cidade, localizado na Rua Engenheiro José Batista, 416, no bairro Triângulo.
Além dessas ações, é fundamental que a população também apoie o trabalho dos agentes de endemias, permitindo que os profissionais possam realizar as vistorias de possíveis focos do mosquito em suas residências.