A Praça Padre Cícero, no centro de Juazeiro do Norte, recebeu nessa quinta-feira, 20, o evento Ouvidoria na Praça, uma ação que ofereceu diversos serviços gratuitos à população. Quem passou pelo local, pôde aproveitar atendimentos na área da saúde, assistência social, emissão de documentos e até atividades recreativas.
Luciene Silva não perdeu a oportunidade de se cuidar. "Aproveitei, que estava tendo esse evento aqui na praça, já fiz limpeza de pele, verifiquei minha pressão, estou cortando o cabelo e estou amando", contou animada.
Já Socorro Mendes conseguiu resolver uma pendência e ainda fez exames médicos. "Hoje eu vim para resolver um problema da minha identidade, consegui, e fiz exames de glicemia. Também vou falar com o Hemoce para saber como faço para doar sangue", disse.
Os serviços de saúde incluíram vacinação, exames laboratoriais, teste de tracoma e aferição de pressão arterial. Para os pets, também teve vacina antirrábica. Além disso, a Secretaria de Esportes promoveu uma aula de ritmos para incentivar a prática de atividades físicas.
As crianças também aproveitaram bastante. O Levi, de 9 anos, se divertiu durante a manhã. "Eu fiz capoeira, fiz judô, vim brincar um pouco com meus amigos e me divertir", contou empolgado.
A ação foi organizada pela Ouvidoria Geral do Ministério Público do Ceará (MPCE) e Prefeitura de Juazeiro do Norte, contando com a participação de vários órgãos e entidades. O promotor de Justiça e secretário Regional Sul, Flávio Côrte, destacou a importância do evento. "A população pôde contar com atendimentos de saúde, assistência social, orientação jurídica e outros serviços essenciais para o bem-estar de todos", afirmou.
Entre os parceiros, a Casa da Mulher Cearense levou orientações sobre violência doméstica e direitos da mulher. O Procon Viajante ofereceu assistência sobre direitos do consumidor, enquanto a CDL ajudou na consulta ao crédito e negociação de dívidas. Já o Hemocentro (Hemoce) esteve presente conscientizando sobre a importância da doação de sangue.
Outro serviço muito procurado foi o Caminhão do Cidadão, que facilitou a emissão de documentos. O Senac também participou, oferecendo cortes de cabelo gratuitos.