A Prefeitura de Juazeiro do Norte está ampliando as ações voltadas à inserção de adolescentes em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho. Nesta segunda-feira, 17, o Setor de Trabalho e Renda reuniu-se com representantes do programa de Ações Estratégicas para Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) e da Abordagem Social do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) para discutir estratégias voltadas a essa parcela da juventude.
O encontro destes equipamentos e serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), teve como foco a ampliação de oportunidades de trabalho e renda para adolescentes e jovens, por meio de programas como o Jovem Aprendiz, além da oferta de cursos e oficinas de empreendedorismo.
A iniciativa também busca fortalecer o acesso a serviços socioassistenciais, promovendo o desenvolvimento social e a inclusão desses jovens. Os profissionais envolvidos ressaltaram a importância da manutenção de um diálogo contínuo para aprimorar as ações e adaptá-las às necessidades reais do público atendido.
Para Josmacelmo Silva, diretor do Setor de Trabalho e Renda da SEDEST, a união de esforços entre diferentes setores é essencial para garantir melhores oportunidades para a juventude. "Acreditamos que essa colaboração é fundamental para oferecer acesso ao primeiro emprego, por meio do Jovem Aprendiz, além de promover o desenvolvimento social e a proteção desses adolescentes", destacou.
Com essa articulação, a Prefeitura espera fortalecer a qualificação profissional e ampliar as perspectivas de futuro para os jovens do município.