A Vigilância Sanitária de Juazeiro do Norte iniciou o planejamento para a execução do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA). O programa, coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tem como objetivo monitorar o percentual de resíduos de agrotóxicos em alimentos de origem vegetal, com o intuito de mitigar os riscos à saúde causados pela ingestão dessas substâncias.
Anualmente, a Anvisa elabora o plano de amostragem, que define a lista dos tipos de alimentos e a quantidade de produtos que serão coletados e avaliados ao longo do ano. Em 2024, os alimentos avaliados foram: aveia, mamão, soja, trigo, milho, abobrinha, maçã, couve, banana, cebola, laranja, pepino, pera e uva. Em Juazeiro do Norte, as coletas ocorreram em seis estabelecimentos que comercializam os produtos alvo das análises.
Após a coleta das amostras, a Vigilância Sanitária Municipal envia os materiais para a Anvisa, que também é responsável pela logística de entrega das amostras aos laboratórios especializados, além da elaboração e divulgação do relatório com os resultados obtidos.
Os resultados subsidiam a implementação de ações regulatórias, fiscalizatórias e educativas. O objetivo é aprimorar a avaliação e as decisões no processo de reavaliação de determinados agrotóxicos utilizados na produção de alimentos.
Todos os anos, a Vigilância Sanitária de Juazeiro do Norte participa ativamente das ações junto à Vigilância Sanitária Estadual, que supervisiona o PARA no estado do Ceará. Em 2023, a Vigilância Municipal recebeu o Certificado de Excelência da ANVISA pelo empenho no cumprimento de todas as coletas previstas no plano de amostragem daquele ano.