O Plano Municipal de Prevenção à Violência, que deve ser apresentado até agosto deste ano, foi anunciado durante a abertura do Seminário Municipal de Prevenção à Violência. O evento ocorreu nessa terça-feira, 11, no Campus Crajubar da Universidade Regional do Cariri (URCA), no bairro Triângulo, e é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Juazeiro do Norte.
O assessor de Prevenção à Violência do Ceará, Avilton Júnior, afirmou que o seminário representa um espaço para a sociedade se expressar, e para os governos estadual e municipal ouvirem. Ele também enfatizou a necessidade de inclui-lo no Plano Plurianual (PPA) do município, destacando a importância do diálogo e a expectativa de que as propostas discutidas no evento sejam colocadas em prática.
O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, destacou a importância de construir uma "cultura de paz", enfatizando que a mudança começa em pequenos, mas significativos gestos dentro das famílias e comunidades. O secretário de Segurança Pública, Cláudio Luz, reforçou a necessidade de investir em ações preventivas. "Prevenir é muito mais barato do que reprimir", afirmou.
Pela manhã, o evento reuniu técnicos, gestores e representantes da sociedade civil. No período da tarde, ocorreram oficinas temáticas. Os grupos foram divididos para debater diferentes questões, como relações parentais, experimentação de álcool e outras substâncias, evasão e abandono escolar. Também foram discutidos o envolvimento de menores em atos infracionais, a falta de oportunidades de emprego e renda para jovens, a gravidez precoce e a cultura da violência.