Nesta quarta-feira, 22, diretores e coordenadores da Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau) participaram de uma palestra dedicada à saúde mental, como parte da campanha Janeiro Branco. O evento ocorreu no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e foi conduzido pela psicóloga Moema Macêdo. Durante a atividade, foram abordados temas como a administração das emoções, a importância da escuta afetiva e a colaboração mútua, elementos essenciais para uma melhor saúde mental e uma gestão mais eficiente.
Segundo Moema Macêdo, discutir saúde emocional é um processo transformador que ultrapassa o ambiente de trabalho. "Vivemos em um mundo onde fomos treinados para viver uma racionalidade desconectada dos sentimentos, desconectada de como nos sentimos no mundo, desconectada, inclusive, do presente. E então, encontrar o que se sente em cada momento, como se está em cada momento, de que modo o outro me afeta, de que modo eu afeto o outro, é uma forma de se fazer presente na vida", enfatizou.
Moema, que também é servidora municipal, destacou a relevância de momentos como esse para o aprimoramento das relações interpessoais. "Chamamos isso de educação permanente em saúde. Não se trata apenas de ensinar que é preciso ouvir, mas de criar espaços onde as pessoas possam aprender a ouvir pela vivência, sendo ouvidas e ouvindo", explicou.
O Janeiro Branco é uma campanha criada em 2014 com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da saúde mental. Desde 2023, a iniciativa é oficialmente reconhecida como Lei Federal.