A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), através do Instituto Flor do Sertão Arte e Cultura, anuncia a abertura do edital "Cultura Viva do Tamanho do Brasil!". Como objetivo principal, premiar projetos, iniciativas, atividades ou ações de pontos e pontões de cultura no Município.
As inscrições já estão abertas e se encerram às 23h59 do dia 8 de fevereiro de 2025. Elas devem ser realizadas exclusivamente pelo site do Mapa Cultural da Secult, na aba "Oportunidades
- Prêmio Cultura Viva".
A premiação totaliza R$ 463 mil, que serão distribuídos entre 59 entidades e coletivos selecionados, de acordo com as categorias definidas no edital. Para concorrer, os participantes devem atender a todos os requisitos estabelecidos no documento, disponível no site do Mapa Cultural do município.
Segundo Francisco Emerson Felix, presidente do Instituto Flor do Sertão Arte e Cultura, "a Política Nacional de Cultura Viva é importante porque promove o acesso à cultura e valoriza os grupos comunitários. Ela também estimula a participação social na elaboração e gestão das políticas públicas de cultura".
Ele acrescenta que a Política Nacional de Cultura Viva tem como base os Pontos de Cultura, que são entidades ou coletivos certificados pelo governo federal. Além de garantir a continuidade das ações em âmbito nacional e internacional, a Lei Cultura Viva cria outras formas de apoio financeiro a iniciativas culturais, simplifica e desburocratiza os processos de prestação de contas e o repasse de recursos para as organizações da sociedade civil e grupos/coletivos que compõem essa rede de base comunitária.