A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte garantiu a realização, ao longo deste ano de 2024, de suas ações já calendarizadas junto ao município, como o Carnaval de Rua
- Festejuá, o JuaForró, Festival Municipal de Quadrilhas, Vaquejada de Juazeiro do Norte, Ciclo de Reis e Poemas para Maria.
Foram estimulados a formação contínua em Educação Patrimonial com professoras e professores especialistas na área e mestres e mestras da cultura; e o fomento à cultura por meio do 'Cultura Para todos' com apresentações de artistas locais em vários eventos/locais, através de Editais de Credenciamento.
A pasta deu continuidade a alguns festivais que tiveram sua segunda edição neste ano de 2024. Dentre eles, Festival Gospel, Festival de Repentistas e Festival de Graffitti e Hip Hop; também promoveu a primeira edição do Festival Católico, Festival de Bandas de Música e Fanfarras, Festival de Pop Rock, Festival de Cultura Pop, Festival de Povos Afro-ameríndios, Festival de Sanfoneiros e Festival de Música.
Acompanhe abaixo uma retrospectiva das ações, promovidas pela gestão, propagadoras da cultura juazeirense.
- FesteJuá: É Tempo de Folia (Carnaval de Rua de Juazeiro do Norte)
Geralmente, acontece no período de Carnaval, calendarizado no mês de fevereiro, porém, podendo variar de acordo com o calendário anual. O Carnaval de rua é uma ação cultural, considerada uma das festas mais tradicionais do Brasil.
- JuaForró e Festival Municipal de Quadrilhas
Criado nos anos 2000, o Juaforró é uma das festas juninas mais tradicionais do Nordeste, comparável ao São João de Campina Grande e Caruaru. Após oito anos de pausa, foi resgatado em 2021 e voltou ao formato presencial em 2022, no Parque de Eventos Padre Cícero, com atrações musicais nacionais, regionais e locais.
A festa celebra a cultura popular com a Cidade Cenográfica, o tradicional Palhoção, apresentações culturais, parque de diversões e comidas típicas. Além disso, o evento se expande para a Zona Rural, levando bandas locais e grupos folclóricos para diversas comunidades.
* Festival Municipal de Quadrilhas
O investimento financeiro por parte do município de Juazeiro do Norte nas Quadrilhas Juninas, nos quatro anos da gestão atual 2021-2024, oriundo do Fundo Geral Municipal, gira em torno de quatrocentos e vinte mil reais em premiações e subvenções municipais, além do valor aplicado em estrutura, pagamento de equipe, decoração e alimentação. Ou seja, injetou-se no movimento junino em Juazeiro do Norte um valor de mais de meio milhão de reais. Além disso, as quadrilhas também se inscreveram em editais de fomento viabilizados por recursos federais a exemplo Lei Paulo Gustavo, Lei Aldir Blanc, Lei Rouanet e Editais da Secretaria de Cultura.
- Vaquejada de Juazeiro do Norte
Realizada na primeira semana de julho, a Vaquejada atrai vaqueiros de vários estados. O evento inclui derrubada de boi, cavalgada, desfile de bandeiras, bênção dos vaqueiros e shows de bandas nacionais, regionais e locais, celebrando a cultura com muita emoção.
* Projeto Circuito de Festivais Municipal
O Circuito de Festivais alavancou iniciativas artísticas e culturais das mais diversas áreas, fomentando a cultura e apoiando as manifestações tradicionais do município. Os festivais municipais foram realizados com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei nº 14.399/2022), com exceção do Festival de Cultura Pop, feito com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n° 195/2022).
- Festival Católico
- Festival de Cultura Pop
* Festival de Pop Rock
- Festival de Bandas de Música e Fanfarras
- Festival Gospel
- Festival de Repentistas
- Festival de Graffitti e Hip Hop
- Festival de Povos Afro-ameríndios
- Festival dos Sanfoneiros
- Festival de Música
* Feira de Artesanato Municipal
- FEMUARTI Feira de Artesanato Municipal - FEMUART promovida em dezembro ultimo, pr
óxima à Praça Padre Cícero. Foram três dias de evento, envolvendo 29 artesãos locais, expondo e comercializando trabalhos em categorias como xilogravura, escultura, crochê, pintura, bijuterias e outras.
- Ciclo de Reis
Desde 2021, o Ciclo de Reis voltou a encantar Juazeiro do Norte, com eventos de 21 de dezembro a 6 de janeiro. A programação inclui cortejos culturais, apresentações de reisados, lapinhas, bandas cabaçais, bacamarteiros, mamulengos, maneiro pau e grupos de coco, celebrando a rica tradição popular.
O Ciclo de Reis preserva uma rica tradição, especialmente na região do Cariri, sendo uma das manifestações mais importantes de Juazeiro do Norte, por abrigar o maior número de grupos dessa tradição. Para valorizar, preservar e dar visibilidade a essas linguagens culturais e promover o resgate ancestral, esse trabalho reflete o compromisso do município com a tradição. Grupos de manifestações como coco, lapinhas, reisados e maneiro pau, entre outros, apresentam-se em cortejos, quilombos e espaços culturais, com apoio da Secretaria de Cultura.
- Centro de Artesanato Mestra Maria de Lourdes Cândido
A Secretaria de Cultura municipal entregou mais um importante equipamento cultural da cidade.
A estrutura do prédio consiste em quatro salas-ateliês, uma sala administrativa e duas salas de oficinas. Quatro artesãos serão selecionados por meio de chamamento público para residir no local e estabelecer seu ateliê, recebendo um subsídio individual. Além disso, quinze artesãos adicionais serão contemplados para ministrar oficinas semanais, com as atividades sendo organizadas de forma mensal.
Será um ponto central de comercialização e valorização do artesanato local, oferecendo visibilidade aos artistas da região. O espaço se dedicará à produção, ao incentivo à economia criativa e à promoção de oficinas de artesanato.