A entrega e inauguração de importantes equipamentos públicos, além do destaque em indicadores relevantes, marcaram a saúde de Juazeiro do Norte em 2024. Fruto de esforços e investimentos contínuos, logo no início do ano, o município se destacou pelo melhor desempenho entre os municípios nordestinos no Previne Brasil, programa federal que avalia a Atenção Primária. Com a nota 9.19, Juazeiro obteve a melhor pontuação da região Nordeste e a quarta melhor do Brasil, entre os municípios com mais de 250 mil habitantes.
Outro destaque importante foi a performance do município no Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS/2023). Entre os 14 indicadores avaliados pelo Ministério da Saúde (MS), Juazeiro do Norte cumpriu 12, alcançando o melhor desempenho entre os 10 maiores municípios cearenses. Com Juazeiro em primeiro lugar, ficaram nas outras posições Quixadá e Maranguape (11 indicadores), Maracanaú, Sobral e Itapipoca (10), Iguatu e Caucaia (9), e Fortaleza e Crato (8).
Além dos resultados positivos nas avaliações do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau) entregou à população importantes equipamentos públicos, como o Hospital Infantil Maria Amélia, aguardado pela população, há seis anos.
A unidade de saúde, referência no atendimento pediátrico na região do Cariri, foi reinaugurada em maio deste ano. Com um total de 2.886 m² de área construída e capacidade para atender até cinco mil pacientes mensais, o hospital conta com 42 leitos, 4 consultórios médicos, sala de urgência, farmácia, rouparia e sala de pequenos procedimentos. Além disso, dispõe de sala de medicação, área para Raio-X, sala de sutura, copa e brinquedoteca.
Outras inaugurações relevantes foram as novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Betolândia e Socorro. Ambas entregues também em maio, as UBS Betolândia II e Socorro são um reforço para o atendimento e acolhimento da população. Entre os serviços oferecidos à comunidade estão as consultas médicas, de enfermagem e odontológicas; dispensação de medicamentos básicos, preservativos e contraceptivos; exame preventivo, imunização, planejamento familiar e testes rápidos.
Ainda no rol das entregas de 2024, a população juazeirense foi agraciada com os pontos de saúde dos Sítios Espinho e Taquari, e com os PSFs da Palmeirinha e Vila São Francisco (Pedrinhas).