A Educação de Juazeiro do Norte tem conquistado cada vez mais destaque e em 2024 as ações desenvolvidas através do Programa Educa Juazeiro trouxeram resultados significativos na aprendizagem dos estudantes da rede municipal de ensino. O programa lançado em 2022, reúne ações em áreas diversificadas, buscando garantir, cada vez mais, a melhoria do aprendizado dos estudantes da Rede Municipal de Ensino.
Investir nos projetos pedagógicos, na estrutura física das escolas, proporcionar atividades extra sala de aula envolvendo esporte, cultura, arte, incentivo à leitura e escrita, estímulo ao uso da tecnologia como ferramenta auxiliar para as práticas pedagógicas, além do fortalecimento de projetos com foco na aprendizagem e nas habilidades dos estudantes, proporcionar formações continuadas aos servidores, são alguns dos pontos que fazem o município se destacar.
Já são 53 escolas da Rede Municipal de Ensino totalmente reformadas, 10 escolas novas entregues à população. Neste ano, por meio do Programa, o novo prédio construído para atender a escola Irmã Neli Sobreira, no bairro Limoeiro, foi inaugurado, sendo um marco histórico na cidade, devido ao seu projeto inovador e grandioso. A comunidade do Conjunto Padre Cícero recebeu a tão aguardada escola Isaac Quirino Teixeira, com uma estrutura arquitetônica à altura da população.
O EducaJuazeiro proporcionou a consagração dos Jogos Estudantis - JEJUNOs, Feira Científica - Fecijuno, fortalecimento dos colegiados, atuação das fanfarras, promoção da leitura e escrita através de projetos como o Juazeiro Leitor, Autor Mirim e Poesia na Calçada.
Conquistas na Educação em 2024
O município de Juazeiro do Norte avançou no Índice de Oportunidade da Educação Brasileira - IOEB , em resultados divulgados pela Gestão Institucional Roda Educativa. Fazendo um comparativo com relação aos últimos anos, Juazeiro cresceu, saindo da nota 4,1 em 2015, para a nota 5,0 em 2023.
O Ioeb indica as oportunidades educacionais oferecidas para crianças e jovens em um município, estado ou Distrito Federal. Inclui tanto informações referentes à qualidade da oferta para estudantes que frequentam as redes públicas e privadas como também informações referentes àquelas crianças, adolescentes e jovens que não frequentam a escola.
Juazeiro também avançou nos resultados dos indicadores do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica - Spaece de 2023. Eles apontam que Juazeiro do Norte segue evoluindo nos índices de aprendizagem, alcançando a maior proficiência do 2° e 5º ano, em língua portuguesa, desde 2012.
Em 2012, o Spaece relacionado ao 2º ano marcava 163 pontos, já em 2023, avançou para 186, sendo um marco na série histórica do município. Já no 5º ano, os números apontavam 188,4 em 2012, e em 2023, marcou 212 pontos. O Spaece está relacionado ao diagnóstico de alfabetização e aprendizagem dos estudantes do 2º, 5º e 9º ano.
A Educação de Juazeiro cresceu cerca de 44 pontos na escala de proficiência, saindo de 142,2 em 2022 para 186 pontos em 2023, nas turmas de 2º ano. O Spaece é uma avaliação externa em larga escala do Estado do Ceará, que busca avaliar as competências e habilidades dos alunos de Ensino Fundamental, abrangendo as disciplinas de Português para 2º, 5º e 9º ano, e Matemática para 5º e 9º ano.
O projeto "Robótica educacional e jornadas energéticas na promoção de fontes renováveis", de autoria do Professor Willyan Pacheco, da Escola Municipal Tabelião Vicente Pereira, ficou entre os três projetos mais transformadores do Estado do Ceará, na categoria anos iniciais. O Prêmio Educador Transformador é promovido pelo Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae.
O Prêmio Educador Transformador é o maior prêmio de Educação Empreendedora do país, visando valorizar e divulgar projetos e educadores transformadores de todos os cantos do Brasil. Nesta edição, mais de 3.400 projetos foram inscritos, sendo selecionados os três melhores projetos de cada Estado do Brasil, em cada categoria avaliada.
A Educação ambiental também foi referência e destaque. A Secretaria de Educação recebeu o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, concedido pelo Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental. O reconhecimento, em nível nacional, destaca iniciativas sustentáveis com exemplos de sucesso que contribuíram para o desenvolvimento sustentável.
Juazeiro do Norte foi o único município do país na edição 2023/2024 a receber o prêmio pela execução do Sistema Integrado de Sensibilização e Práticas em Educação Socioambiental - SISPEA.
Em 2024, a Educação garantiu o ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, concedido pelo Governo Federal, que reconhece os esforços de Estados e Municípios, por meio de políticas públicas, para garantir a alfabetização de crianças e adolescentes. O Selo avalia ações, políticas públicas, formação de docentes e gestores, além de materiais didáticos alinhados ao programa.
Iniciativas que impactam positivamente a aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino, como o desenvolvimento da 2ª etapa do Sistema Integrado de Sensibilização e Práticas em Educação Socioambiental e Incentivo às Políticas Públicas (SISPEA) nas escolas, foram reconhecidas pelo Tribunal de Contas do estados. A implantação do SISPEA já havia sido destaque no Selo TCE Ceará Sustentável de 2023, sendo uma das iniciativas premiadas.
Juazeiro do Norte também está entre as 10 melhores cidades do Ceará no que se refere à taxa de alfabetização. Dos 184 municípios cearenses, Juazeiro ocupa o 8º lugar. É o que apontam as informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base nos dados apurados no Censo Demográfico de 2022. Na região do Cariri, o município se destaca ocupando a 1ª posição, com um índice de 89,11% das pessoas com 15 anos ou mais alfabetizadas.
Foi neste ano, que a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte implantou, na Escola Maria do Socorro Cardoso, localizada na Palmeirinha, zona rural do município, um projeto piloto voltado aos valores humanos e ao fortalecimento da cultura de paz, fraternidade e solidariedade.
A aplicação dos Valores Humanos é um elemento essencial para lidar com temáticas relacionadas ao bullying, violação de direitos, desmotivação e, consequentemente, evasão escolar. Além disso, incentivar a participação efetiva das famílias no processo educacional.
Foi realizado, também, o I Seminário ERER - Educação para as Relações Étnico-Raciais, com o objetivo de discutir as relações étnico-raciais, partindo das experiências vivenciadas no ambiente escolar e buscando promover a construção de uma cultura escolar que adote práticas pedagógicas eficazes no enfrentamento do preconceito e da discriminação. O momento trouxe diálogos e compartilhamento de experiências e conhecimentos.
A atuação do Programa Vidas Preservadas em Juazeiro do Norte teve notoriedade em nível nacional. A célula de mediação de conflitos também atuou nas escolas municipais, promovendo uma cultura de paz nas unidades escolares. Também foi realizada a implantação do Polo da Universidade Aberta do Brasil - UAB no Município, com funcionamento na Escola Municipal Demóstenes Ratts Barbosa.
A implantação da segunda sala bilíngue de Educação de surdos na rede municipal, desta vez voltada para a Educação Infantil, é outra novidade. As aulas começarão em 2025, na Escola Municipal Irmã Nely Sobreira, no bairro Limoeiro. A sala utiliza a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o Português escrito como segunda.