A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte promoveu e finalizou a culminância do projeto Decatlo de Matemática, que busca desenvolver as habilidades e competências dos alunos na área de exatas. A atividade vem sendo executada desde o início de abril, sob a coordenação do professor Marcos Xavier.
Cerca de 40 estudantes, matriculados nas escolas Pelúsio Correia de Macêdo, Edvard Teixeira Férrer, Antonio Bezerra Monteiro, José Sabiá, Odete Oliveira Monteiro, Tarcila Cruz Alencar e José Geraldo da Cruz, estiveram no auditório da Escola de Saberes Daniel Walker, envolvidos em uma série de desafios.
Os discentes participaram de uma programação que incluiu competições de xadrez, dama, torre de Hanói e cubo mágico, além da apresentação de vídeos tutoriais. Os estudantes puderam, também, manipular objetos matemáticos, testar hipóteses, fazer observações e explorar diferentes soluções para problemas matemáticos, desenvolvendo habilidades de raciocínio lógico e crítico.
A programação do desafio 2024 constou, ainda, de competições nas unidades escolares. O Projeto Decatlo de Matemática, idealizado e liderado pelo professor Marcos Xavier, foi criado em 2022.