Durante esta semana (2 a 6 de dezembro), a Vigilância em Saúde de Juazeiro do Norte esteve engajada na mobilização contra as arboviroses, com ações para alertar a população sobre a prevenção ao Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Nesta sexta-feira, as atividades ocorreram nas proximidades do Cariri Shopping e na ECIM Cícera Germano Correia.
A Semana de Mobilização incluiu panfletagens nas principais vias e espaços públicos do município, além de momentos educativos nas escolas.
Nara Hellen, diretora de Vigilância em Saúde, avalia como positiva a semana, mas reforça que o apoio da população é essencial no combate ao Aedes, especialmente com a chegada da quadra chuvosa. "A Sesau está mobilizada, mas precisamos que a população faça a sua parte. Cuidar da residência e compartilhar informações são passos simples para combater o mosquito. Em apenas 10 minutos, é possível eliminar focos, verificando vasos de plantas, caixas d'água e recipientes que acumulem água", pontua.
Neste ano, Juazeiro do Norte registrou 169 casos de Dengue e 19 de Chikungunya. Embora tratáveis, essas doenças podem ser fatais em casos graves. Por isso, a prevenção é a melhor escolha.