Nesta segunda-feira, 2, a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau), por meio do setor de Vigilância em Saúde, deu início à Semana de Mobilização contra as Arboviroses. Com o objetivo de engajar a população no combate ao Aedes Aegypti, a programação, que se estenderá até o próximo dia 6, inclui palestras educativas em escolas e panfletagem em praças e vias públicas. Hoje, as ações ocorreram na Praça Padre Cícero, no centro, e na Escola Dr. Edvard Teixeira Férrer, no bairro Franciscanos.
Com pequenas ações cotidianas, a população pode ajudar a combater o Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. "O mosquito só precisa de uma semana para se reproduzir, se transformar em mosquito alado. Então, essas ações, que são simples, têm uma efetividade grande: emborcar depósitos que não estejam sendo usados ou as garrafas que são esquecidas no quintal. Pneus devem ser cobertos, o lixo deve ser acondicionado em sacos plásticos e amarrados, para que ele não se transforme em potencial foco", destaca Naldo Galdino, agente de endemias e supervisor de arboviroses.
Diante da aproximação da quadra chuvosa no estado do Ceará, que ocorre entre dezembro e meados de abril, o risco de proliferação do Aedes aumenta consideravelmente. Por essa razão, segundo Naldo, o engajamento da população é essencial para enfrentar esse problema. "Quanto mais focos de água, maior o potencial para a reprodução do mosquito da dengue. Apesar de que, por enquanto, nossos índices ainda estejam sob controle, a nossa preocupação é que isso não fuja da realidade e que a gente consiga manter esses índices sob controle. Para isso, é preciso que a população participe, para que a gente tenha efetividade nesse combate", enfatiza.
Em 2024, Juazeiro do Norte registrou 169 casos de Dengue e 19 casos de Chikungunya. Endemias tratáveis, mas que podem ser letais, de acordo com a gravidade e a situação de saúde de cada paciente. Para ambas, a prevenção é a solução mais eficaz.
As próximas atividades são as seguintes:
Dia 04/12:
8h às 9h: Palestra para os alunos da EEF Pelúsio Correia de Macêdo;
8h30 às 10h30: Panfletagem e orientações nas proximidades da Rádio Tempo.
Dia 6/12:
8h às 9h: Palestra para os alunos da ECIM Cícera Germano Correia;
8h30 às 10h30: Panfletagem e orientações nas proximidades do Cariri Shopping.