A rede municipal de ensino de Juazeiro do Norte conquistou 22 medalhas na Olimpíada Caririense de Matemática - OCAM. A premiação foi realizada na última sexta-feira, 29, no auditório da Universidade Regional do Cariri - URCA (Campus Crajubar), reunindo estudantes de escolas públicas e privadas da região.
Em sua primeira edição, realizada em setembro, a Olimpíada contabilizou quase 4 mil inscritos. Nas provas de nível 1, que abrangem estudantes do 6º e 7º ano, a rede municipal garantiu 10 medalhas de bronze e 5 de prata. No nível 2, que compreende o 8º e 9º ano, a rede municipal conquistou 3 medalhas de prata e 4 de bronze. Os estudantes premiados representam diversas escolas da rede municipal, como ECIM Dr. Edvard Teixeira Férrer; Pelúsio Correia de Macêdo; José Geraldo da Cruz; Zila Belém; Antonio Ferreira de Melo; Antonio Bezerra Monteiro; Laurentino Alves de Macena; e Manoel de Castro Filho.
A OCAM é organizada pelo Departamento de Matemática da Urca, em parceria com a UFCA e o IFCE (Campus Juazeiro do Norte), com o objetivo de fomentar o estudo da Matemática na região.
O estudante Davi Ferreira Alves, discente do 8º ano da ECIM Edvard Teixeira Férrer, destacou a alegria com a sua medalha de prata no peito: "Muito feliz em receber a medalha, gosto muito de matemática e de fazer essas provas", afirmou.
Samuel Mariano, gerente do Ensino Fundamental - Anos finais, destacou a importância das conquistas e da participação dos estudantes, independentemente de serem medalhistas, como forma de estimular o aprendizado e o interesse pela matemática.