O Setor de Vigilância em Saúde de Juazeiro do Norte é o mais bem avaliado entre os 10 maiores municípios do Ceará, de acordo com os dados do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) de 2023, divulgados no último dia 14 pelo Ministério da Saúde. Entre os 14 indicadores avaliados, Juazeiro do Norte cumpriu as metas de 12.
No ranking dos 10 maiores municípios cearenses, Juazeiro do Norte lidera, seguido por Quixadá e Maranguape (11 indicadores), Maracanaú, Sobral e Itapipoca (10), Iguatu e Caucaia (9) e Fortaleza e Crato (8).
Segundo Nara Hellen, diretora do Setor de Vigilância em Saúde, o resultado reflete o esforço contínuo das equipes para cumprir metas e oferecer um serviço de saúde de qualidade. "O PQA-VS é um programa que visa garantir o alcance das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, sendo um processo contínuo e progressivo na melhoria das ações de vigilância em saúde em todos os municípios. O resultado é crucial para a saúde coletiva, permitindo atender demandas, evitar surtos, controlar doenças e promover saúde digna", comentou.
O PQA-VS, avaliação do Ministério da Saúde, é um marco para as equipes de Vigilância em Saúde. Por meio dele, o Ministério estabelece compromissos e metas que devem ser cumpridos por cada município, com o objetivo de aprimorar os serviços de saúde. A avaliação também define o aporte financeiro para o aperfeiçoamento das atividades do Setor de Vigilância em Saúde.