No último sábado, 9, Juazeiro do Norte realizou o Dia D de Vacinação Antirrábica, com a imunização de 15.065 animais, entre cães e gatos, em 21 pontos de vacinação espalhados por 20 bairros da cidade. As doses foram aplicadas em caninos e felinos a partir do terceiro mês de vida.
Segundo Nara Hellen, diretora do setor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (SESAU), a integração de diferentes setores foi essencial para o sucesso da ação.
"O Dia D foi planejado para que os tutores pudessem levar seus pets para serem imunizados no sábado, já que durante a semana, devido ao trabalho e à escola, fica mais difícil. O evento foi organizado com uma logística para garantir que tudo acontecesse da melhor forma possível. Tivemos 21 pontos funcionando das 8h às 17h, com equipes de zoonoses, agentes de endemias e acadêmicos de medicina veterinária. Foi uma integração de diversos setores da saúde e também da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), o que contribuiu para o êxito do Dia D de vacinação", afirmou.
Os bairros não atendidos serão contemplados com pontos volantes de vacinação, conforme cronograma a ser divulgado.
Além do Dia D, a vacinação antirrábica ocorre durante o ano nos dois pontos fixos: o Centro de Controle de Zoonoses, na Avenida Tenente Raimundo Rocha, bairro Lagoa Seca, e a Base de Ultra Baixo Volume (UBV) do Estado, na Rua Odilon Gomes, 379, bairro Tiradentes.
A raiva é uma zoonose fatal e incurável, que pode ser transmitida aos humanos. A vacinação é obrigatória e deve ser feita anualmente.