Na Semana Nacional de Prevenção ao Câncer de Boca, os PSFs de Juazeiro do Norte estão promovendo palestras e ações educativas sobre cuidados com a saúde bucal. As palestras estão incluídas na programação do Novembro Azul, campanha dedicada à saúde do homem e ao combate e à prevenção do câncer de próstata.
Durante as atividades, além de informações sobre cuidados e prevenção da saúde bucal, estão sendo realizadas avaliações clínicas para diagnosticar lesões suspeitas.
Segundo Saskia Erlene, diretora de saúde bucal, a integração da ação ao Novembro Azul é uma estratégia importante, já que o público mais afetado pelo câncer de boca é predominantemente masculino. "Só este ano, tivemos mais de 15.100 novos casos de câncer de boca no Brasil, conforme dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer do Ministério da Saúde). A maioria dos casos acomete homens, sendo esse tipo de câncer o quinto mais comum. O câncer de boca também está diretamente relacionado a fatores como o uso de cigarro, consumo excessivo de álcool, infecções por HPV, dieta pobre em frutas e vegetais, além de má higiene oral", enfatiza.
Entre os sintomas mais comuns do câncer de boca estão: manchas brancas e avermelhadas na língua, bochechas, céu da boca ou gengiva; feridas que não cicatrizam em até 15 dias; dor persistente, dificuldade para engolir e perda de peso excessiva.
Como outros tipos, o câncer de boca tem mais chances de cura quando diagnosticado cedo. Segundo Saskia, além de adotar hábitos saudáveis, uma medida importante para a prevenção é o exame da boca e a avaliação contínua com o dentista. "Aproveite este mês, dedicado à saúde dos homens, e procure sua unidade básica de saúde para realizar o autoexame da boca. Estamos realizando essas atividades com nossos usuários, conduzidas pelos profissionais de saúde, incluindo o dentista", finaliza.