A Capelania da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Juazeiro do Norte realiza um trabalho de assistência religiosa que inclui a prevenção ao suicídio, o combate ao uso de drogas e o enfrentamento ao bullying. Coordenada pelo diácono Martins e pelo pastor Aran, ambos bacharéis em teologia e subinspetores da Guarda Municipal, a Capelania foi criada em fevereiro pelo prefeito Glêdson Bezerra.
Às segundas-feiras, um culto semanal é realizado no quartel da GCM, no centro administrativo, reunindo guardas e familiares para momentos de oração. O trabalho busca fortalecer a saúde espiritual e promover um atendimento mais humanizado. As ações se estendem também à comunidade, com foco no combate ao bullying.
O diácono e o pastor visitam instituições sociais, realizam louvores com profissionais e pacientes em unidades de saúde e proferem palestras em escolas, levando mensagens positivas. Recentemente, Martins e Aran passaram a integrar o Núcleo de Mediação de Conflitos, no Conjunto Habitacional Minha Casa Minha Vida, no bairro Vila Três Marias, onde promovem uma cultura de paz.