Nesta quarta-feira, 6, Juazeiro do Norte recebeu pelo segundo ciclo consecutivo, o Selo UNICEF, desta vez referente a edição do quadriênio de 2021 a 2024. A conquista reafirma o compromisso do município em promover políticas públicas que priorizem o desenvolvimento e o bem-estar de crianças e adolescentes, uma vez que Juazeiro do Norte também possui o selo referente ao período de 2017 a 2020. O resultado nacional foi divulgado pelo Unicef Brasil.
Concedido pelo UNICEF, o selo é uma certificação de que o município atinge metas estabelecidas em áreas essenciais, como Assistência Social, Saúde e Educação. Por meio desse reconhecimento, Juazeiro do Norte consolida-se como referência em iniciativas que buscam melhorar as condições de vida de sua população infanto-juvenil.
A implementação das políticas necessárias para a obtenção do selo é coordenada pela Equipe Intersetorial do município composta pela Articulação Geral Municipal, Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), Secretaria de Educação (SEDUC) e da Secretaria de Saúde (SESAU), que atuam conjuntamente para alcançar os índices exigidos pelo UNICEF. A colaboração entre essas pastas é fundamental para o sucesso de programas e ações voltadas ao bem-estar e ao desenvolvimento integral das crianças e adolescentes de Juazeiro do Norte.
"A conquista do Selo UNICEF por mais quatro anos é o reflexo do trabalho conjunto das Secretarias envolvidas nesse período para a continuidade desse Selo. É a comprovação de como o desempenho da Gestão Municipal está bem articulado no desenvolvimento dos jovens juazeirenses", comemora a titular da SEDEST, Josy Lima.
O Articulador-Geral do Selo UNICEF no município, Pedro Henrique da Silva, destacou que a continuidade do Selo é um reflexo do trabalho contínuo em prol da infância e adolescência. "Juazeiro do Norte se consolida cada vez mais como destaque nas políticas públicas voltadas ao público infanto-juvenil, e o Selo Unicef vem para dar reconhecimento a tudo que fizemos nos últimos quatro anos".
Em Juazeiro do Norte, além do envolvimento da SEDEST, SESAU e SEDUC, também participaram da manutenção do Selo Unicef: Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos(SEMASP), Secretaria de Cultura (SECULT), Secretaria de Segurança Pública(SESP) e Secretaria de Esporte e Juventude (SEJUV).