NOTÍCIAS

04-NOV-2024

Sesau realiza 2,3 mil atendimentos durante a Romaria de Finados

#Romaria POR ASCOM 04 DE NOVEMBRO DE 2024

Durante o período de 29 de outubro a 2 de novembro, cerca de 300 mil fiéis e devotos compareceram a Juazeiro do Norte para participar da tradicional Romaria de Finados, a maior da cidade. Devido ao grande número de visitantes, a Secretaria de Saúde implementou um plano estratégico para melhor atender os romeiros e oferecer suporte durante os dias de peregrinação. Nos cinco pontos de saúde da cidade, foram realizados 2.313 atendimentos.

Os pontos de saúde foram localizados nas áreas mais frequentadas pelos fiéis, incluindo a Basílica Matriz de Nossa Senhora das Dores, o Horto do Padre Cícero, o Santuário de São Francisco das Chagas, o Santuário do Sagrado Coração de Jesus e a Capela do Socorro. Segundo Quitéria Magalhães, diretora da Assistência Primária, 53,3% (1.242) dos atendimentos ocorreram no ponto da Matriz, seguido pelo ponto dos Franciscanos, com 459 atendimentos, e pelo dos Salesianos, com 226.

Entre os serviços oferecidos estavam aferição de pressão arterial, teste de glicemia, controle de temperatura e saturação, distribuição de medicamentos, além de atendimento médico, de enfermagem e primeiros socorros.

Um exemplo marcante dos atendimentos foi o nascimento da pequena Agatha. A Romaria da Esperança, que relembra aqueles que já partiram, tornou-se celebração para quem acabou de chegar ao mundo. A pequena Agatha, esperada pelos pais, Ângelo e Kaillanny, para dezembro, decidiu antecipar sua chegada e participar da romaria na terra do padim Ciço e da Mãe das Dores.

Oriundos de Floresta, em Pernambuco, os pais foram atendidos no ponto da Matriz e encaminhados ao Hospital e Maternidade São Lucas. Em entrevista, os jovens fiéis comentaram que o nascimento da filha tornou Juazeiro do Norte um lugar ainda mais especial em suas memórias. "A sensação de vir a Juazeiro já era boa e agora se tornou ainda melhor", ressaltaram.

A Vigilância Sanitária também teve um papel ativo durante a romaria. Ao longo dos cinco dias de peregrinação, os romeiros receberam um Kit Sanitário, que incluía luvas, touca, sacos plásticos e soluções de hipoclorito de sódio. Durante a entrega, inspetores da Vigilância orientaram sobre manipulação de alimentos, prevenção de doenças e uso do hipoclorito para limpeza e purificação de alimentos e água. Além disso, durante o evento, foram realizadas fiscalizações nos setores de alimentação e hotelaria.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#SEDEST Há 1 dia(s)

SEDEST participa de encerramento do Curso de Controle Social e Participação Cidadã

Nesta sexta-feira, 22, foi realizado o encerramento do curso de Controle Social e Partic [...]

#SEDEST Há 1 dia(s)

Cadastro Único irá promover mutirão de averiguação no CRAS Horto

Entre os dias 25 e 27 de novembro, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Se [...]

#Finanças Há 1 dia(s)

Secretaria de Finanças é destaque na solenidade do Prêmio Estadual de Educação Fiscal do Ceará

A Secretaria de Finanças de Juazeiro do Norte - SEFIN foi destaque como finalista na cer [...]

#SEDEST Há 1 dia(s)

CRAS Triângulo realiza confraternização para grupo de idosos

O CRAS Triângulo promoveu nesta sexta-feira, 22, no Horto do Padre Cícero, uma confrater [...]

#SEDEST Há 1 dia(s)

Gestantes do CRAS Campo Alegre recebem kits de Auxílio Natalidade

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), através do CRAS Campo Alegre [...]

#SEDEST Há 1 dia(s)

Município promove reunião de alinhamento sobre Escuta Especializada

Nessa quinta-feira, 21, das 9h às 12h, a Escola de Saberes Daniel Walker sediou uma impo [...]

#Cultura Há 1 dia(s)

Festival de Povos Afro-ameríndios oferta programação com oficinas, ações formativas e apresentações culturais

Nesta sexta-feira, 22, a programação do Festival de Povos Afro-ameríndios será ampliada [...]

#Educação Há 1 dia(s)

Seduc divulga portaria de matrícula para o ano letivo de 2025

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte divulgou nesta quinta-feira, 21, em Diário [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito