O projeto foi implantado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Juazeiro do Norte (SEAGRI) em novembro de 2021 e, desde então, a Fazenda Agroecológica vem se destacando como uma política pública de desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar, incentivando a produção agrícola sustentável e facilitando o acesso à alimentação saudável.
A prática da agroecologia, um conhecimento ancestral, vem sendo resgatada pelo povo caririense por meio da agricultura familiar, sendo fomentada pela Prefeitura de Juazeiro do Norte através de iniciativas como esta, que impulsionam a atividade econômica no meio rural e respeitam os preceitos ecológicos deixados pelo Padre Cícero Romão Batista, fundador da cidade.
Atualmente, a Fazenda Agroecológica está localizada no Sítio Maroto e conta com a participação de 15 famílias juazeirenses que atuam no plantio e na colheita de alimentos produzidos de forma limpa. Parte da produção é destinada à merenda escolar de diversas escolas do município, enquanto outra parte é vendida na Feira da Agricultura Familiar, que ocorre semanalmente nos bairros Parque São Geraldo e Socorro.
Além da produção agrícola, a iniciativa contribui para o equilíbrio do meio ambiente e valoriza o papel das pessoas e das comunidades na produção de saberes, colaborando diretamente para a preservação da Caatinga, conforme o conselho deixado pelo "padim" Padre Cícero.