Em Juazeiro do Norte, existe o Programa Saúde na Escola (PSE), uma ação do Governo Federal executada no município pelas secretarias de Saúde (Sesau) e de Educação (Seduc), que leva vários serviços básicos de saúde às instituições de ensino municipal. Dentre esses serviços, está o de saúde bucal. Nesta quarta-feira, 23, a EEF Professora Iva Emídio Gondim (João Cabral) e a EEMEI Professora Manoela Ribeiro Salviano (José Geraldo da Cruz) foram algumas das unidades escolares atendidas.
Na ocasião, foi realizado o Tratamento Restaurador Atraumático (ART), um procedimento direcionado ao público infantil, na faixa etária de 5 a 10 anos, menos invasivo e que não utiliza o famoso "motorzinho". Esse tratamento tem como objetivo preservar a estrutura dental e reduzir o índice de cáries na população escolar.
Segundo Sáskia Erlene, coordenadora de Saúde Bucal de Juazeiro do Norte, o fato de o procedimento ser realizado no ambiente escolar facilita a oferta dos serviços odontológicos disponíveis no município a um maior número de pessoas. "Por ser feito no próprio ambiente educacional, facilita o acesso. Às vezes, os pais não têm tempo disponível para levar os filhos ao consultório odontológico. Assim, esse serviço contribui para a prevenção de cáries e também melhora o rendimento escolar, pois a criança ficará isenta de dores e problemas bucais", ressaltou.