Durante os meses de agosto a outubro de 2024, a Secretaria de Finanças, por meio do GEFIN (Grupo de Educação Fiscal), junto a servidores das secretarias de Educação, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Inovação, participou do processo formativo para a mediação em Educação Fiscal.
A Educação Fiscal é considerada um dos pilares fundamentais do Modelo de Conformidade Tributária, modelo que define diretrizes de atuação do fisco, prezando pela conscientização do recolhimento do tributo e pelo exercício da cidadania na aplicação e transparência dos recursos.
Essa etapa do projeto consistiu em capacitar servidores públicos sobre temas relacionados à sociedade e tributos, as espécies tributárias, orçamento público, controle social tributário e os impactos da sonegação. Também foi um momento de reflexão sobre práticas pedagógicas e criação de materiais com a finalidade de conduzir esses temas aos estudantes do ensino básico da rede pública de Juazeiro do Norte. A próxima etapa consiste em levar essas oficinas para escolas da rede pública juazeirense.
Segundo o coordenador do GEFIN, Marcos Teles: "Este é um projeto bastante esperado e será o primeiro de alguns outros projetos que estão sendo construídos junto à atuação do secretário de finanças Leandro Saraiva. Nosso objetivo é construir uma consciência, desde o ensino básico, sobre a importância do recolhimento do tributo para a manutenção das políticas públicas e sobre o exercício da cidadania na transparência da aplicação dos recursos", disse.