O investimento financeiro por parte do município de Juazeiro do Norte nas Quadrilhas Juninas, nos quase quatro anos da gestão atual, vindo do fundo geral municipal, foi:
* 2021: Online (pandemia), custeado pelo Sesc. Transmitido de forma online pelo canal do YouTube da Prefeitura.
* 2022: Presencial, com a participação de vinte e dois grupos de quadrilhas e uma subvenção no valor de cinco mil reais, sendo investidos cento e dez mil somente em subvenção e cerca de quinze mil em premiação, totalizando cento e vinte e cinco mil reais.
* 2023: vinte grupos juninos, com um investimento de cento e vinte e cinco mil reais.
* 2024: dez quadrilhas adultas com subsídio de sete mil reais, totalizando setenta mil reais, e dez quadrilhas infantis com subsídio de cinco mil reais, totalizando cinquenta mil reais. A premiação deste ano é de vinte e quatro mil reais.
Assim, ao todo, foram investidos cerca de quatrocentos e vinte mil reais em premiações e subvenções, além do valor investido em estrutura, pagamento de equipe, decoração e alimentação. Ou seja, injetou-se no movimento junino em Juazeiro do Norte um valor de mais de meio milhão de reais. As quadrilhas podem se inscrever nos editais de fomento viabilizados por recursos federais a exemplo Lei Paulo Gustavo, Lei Aldir Blanc, Lei Rouanet e Editais da Secretaria de Cultura.
Festival Municipal de Quadrilhas 2024
Josué Farias, coordenador do Festival Municipal de Quadrilhas, diz que a culminância dos festejos juninos em Juazeiro se dará com quadrilhas infantis e adultas disputando nas categorias Adulto A e B e Infantil A e B. Josué frisa que "a cultura junina é a identidade do Nordeste e os festejos juninos sem quadrilha junina não existem".
São vinte e uma quadrilhas municipais de Juazeiro do Norte e doze quadrilhas dos estados da Bahia, Sergipe, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte, representando o Nordeste pelo Nordestão Padre Cícero de Quadrilhas Juninas: Juazeiro do Meu Padim. A entrada é gratuita, e estimamos um público de cinco mil pessoas no parque esta noite. Todas as noites, de quatro, cinco e sete de julho, o Festival estará iniciando às 18h no Parque de Eventos Padre Cícero.
Promovido pela Secretaria de Cultura (Secult) e pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Zaila Lavor, o evento conta também com a parceria do Nordestão Padre Cícero de Quadrilhas Juninas: Juazeiro do Meu Padim, Alumeia Produções e Associação para o Desenvolvimento da Barbalha-ACDB.
O evento terá início nesta quinta-feira, quatro, com as quadrilhas infantis: Quadrilha Paixão do Cariri Mirim, Tradição Junina e Balão Junino Cariri. As adultas serão: Quadrilha Evolução do Horto, Chapéu de Palha, Renascer da Tradição e Roxedo dos Matutinos.