Para fechar o ciclo de reinaugurações das Cozinhas Comunitárias, a Prefeitura de Juazeiro do Norte reinaugurou hoje, 2, a Cozinha Comunitária do Vila Nova. A reforma do local abrangeu sua estrutura física, utensílios e pintura. A obra está localizada na Rua João Balbino, n° 154, Vila Nova.
As novas instalações do equipamento evidenciaram a revitalização executada pela Prefeitura para os equipamentos da Segurança Alimentar, setor da SEDEST responsável pelas Cozinhas. Assim sendo, a Cozinha Vila Nova se junta às outras três entregues durante a Gestão: Horto, João Cabral e Frei Damião. E, tal qual as reinaugurações anteriores, o evento de entrega teve participação considerável dos populares, que celebraram o momento. Além da produção de refeições, a nova sede está melhor equipada e preparada para atender às necessidades alimentares dos cidadãos assistidos.
O evento iniciou com a apresentação da Orquestra Padre Cícero; logo após, houve uma apresentação cultural de assistidas do CRAS local e, por fim, discursos de autoridades municipais do Executivo com o descerramento da placa.
A Cozinha Comunitária do Vila Nova funciona de segunda a sexta-feira, fornecendo gratuitamente refeições reforçadas, balanceadas e supervisionadas por uma profissional nutricionista, ofertando variedade de alimentos nutricionalmente ricos.
A assistida Rejane Almeida fala dos serviços ofertados e da melhoria do novo espaço: "Aqui nós temos assistência. E o novo espaço ficou muito bacana, essa reforma deixou a Cozinha bonita. As comidas são ótimas, balanceadas, a gente tem uma variedade de carnes, frutas, legumes, tem tudo de que uma pessoa precisa para uma boa refeição", pontuou.
A Secretária da Sedest, Josy Lima, fez uma avaliação da repercussão do equipamento no bairro e um balanço das quatro obras entregues: "É um impacto muito grande, visto que essa Cozinha está sendo reinaugurada hoje. Ela atende 200 pessoas diariamente, com refeições totalmente sem custo, acompanhadas por uma nutricionista. Nós também reinauguramos, em 2023, a Cozinha Comunitária do Horto. Ontem reinauguramos a do Frei Damião e, semana passada, a do João Cabral. Então é uma série de obras da Assistência que vão garantir os direitos dos juazeirenses mais vulneráveis. E essas pessoas também são acompanhadas pelos CRAS de referência; é um serviço multidisciplinar, onde há uma série de profissionais especializados para atender e acolher bem, encaminhando os cidadãos necessitados para os serviços", comenta a Gestora.