A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte passa a integrar o Projeto Jovens Mães (Projema), desenvolvido pela Assessoria de Prevenção à Violência do Governo do Ceará. A ação visa fortalecer o vínculo parental entre mãe e bebê, com fluxo de cuidado integral por meio da construção de projetos de vida e acompanhamento pós-parto. O Projema terá duração de 9 meses, com foco no atendimento de mulheres entre 15 e 21 anos, residentes dos bairros João Cabral, Triângulo, Romeirão, Santa Tereza e Pirajá.
De acordo com Quitéria Magalhães, diretora da Atenção Primária, a adesão é um avanço para a saúde. "Essa parceria vai contribuir para a redução da reincidência da gravidez precoce não planejada, além da redução do abandono escolar durante a gestação e o pós-parto. É uma ampliação das ações que o município já desenvolve nesse sentido", explica.
Segundo os organizadores do Projema, a ação será dividida em três fases. A primeira é de articulação e mobilização, que envolve a rede intersetorial e a identificação e seleção das adolescentes grávidas nos territórios. A segunda é de cuidado integral, com encontros que ocorrerão uma vez por semana, com a realização de rodas de conversa temáticas, oficinas para construção de itens do enxoval e ensaios fotográficos. A terceira é o acompanhamento pós-parto, com quatro visitas domiciliares focadas no reforço à consulta puerperal até 45 dias após o parto, com garantia do planejamento familiar, acompanhamento do projeto de vida e inclusão em programas e projetos voltados para a primeira infância.
A mediação com as possíveis integrantes do Projeto Jovens Mães será feita através das Unidades Básicas de Saúde, com as Equipes de Estratégia de Saúde da Família.