A campanha de vacinação contra a Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, segue em Juazeiro do Norte até o próximo domingo, 30. Todas as crianças entre 1 e 4 anos devem ser imunizadas. A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde, no Centro de Dermatologia, no Serviço de Assistência Médica Especializada e no Vapt-Vupt. No ato, é necessário apresentar o cartão de vacina, CPF e Cartão do SUS.
Há 35 anos, em 19 de março de 1989, o Brasil confirmava o último caso de poliomielite em território nacional. As autoridades e os órgãos de saúde atribuíram a vitória à vacinação em larga escala. Três décadas depois, mesmo sem registro de novos casos, os cuidados devem ser mantidos. "Apesar de a poliomielite ter sido erradicada, devemos nos manter vigilantes. A única forma que temos de nos proteger é através da vacinação. Somente assim garantimos que a paralisia não atinja nossas crianças", explica Ana Luiza Leite, coordenadora de imunização.
Em Juazeiro do Norte, a campanha contra a Poliomielite tem sido intensificada há 30 dias nos postos de saúde e, em especial, no Dia D', que ocorre mensalmente. Segundo Ana, a Secretaria de Saúde tem feito todos os esforços para ampliar a cobertura vacinal. "Fazemos um trabalho de conscientização sobre a importância de vacinar os pequenos, nas redes sociais, na imprensa e falando com as pessoas individualmente. Convocamos os pais e responsáveis a adentrarem essa rede, tanto vacinando seus filhos quanto convencendo outras pessoas a fazerem o mesmo."