A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio das secretarias de Educação e Saúde, participou nessa terça-feira, 18, do Seminário Comunicação, mídia e prevenção ao suicídio. O encontro, que ocorreu no auditório da Faculdade de Medicina Estácio - IDOMED, foi realizado em parceria com o laboratório de tanatologia, além do Ministério Público, por meio do Programa Vidas Preservadas, e outras instituições.
O Seminário, que contou com representantes de veículos de imprensa da região do Cariri, teve como objetivo principal discutir a temática com foco na abordagem realizada pela mídia em notícias veiculadas referentes ao suicídio. Foram debatidas também a importância e a necessidade da escuta humanizada, e como a mídia tem um papel crucial nesse processo.
Márcia Franca, secretária de Educação do município, destacou as ações realizadas junto às escolas em prol da prevenção, iniciadas pelo diálogo e parceria constante com a Secretaria de Saúde.
O professor Djailson Ricardo destacou a importância da atuação do Programa Vidas Preservadas, idealizado pelo Ministério Público, cujo objetivo é promover uma abordagem intersetorial do assunto, buscando estimular e intensificar o debate e a sensibilização para o fortalecimento de políticas públicas relacionadas à saúde mental e à criação de estratégias para o desenvolvimento de um trabalho em rede.
Além dos profissionais da imprensa, o encontro contou com contribuições do médico psiquiatra José Péricles, da promotora de justiça Alessandra Magda, do advogado Vinícius Ramos, da coordenadora de saúde mental de Juazeiro do Norte Dayse Luz, bem como de estudantes de medicina.