Cerca de 80 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro do Norte receberam, nessa segunda-feira, 17, a certificação de conclusão do Projeto Fábrica de Robôs. A iniciativa é desenvolvida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI).
O projeto foi lançado em maio de 2023, abrangendo discentes de três escolas municipais: João Alencar de Figueiredo, Jerônimo Freire dos Santos e Pelúsio Correia de Macedo. Durante todo o ano de curso, os alunos participaram de aulas semanais na sede do SESI, no período do contraturno, onde aprenderam sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), usando linguagem de programação e robôs.
A proposta incentiva o interesse dos jovens pela ciência e visa contribuir na aprendizagem dos alunos que, futuramente, podem utilizar os recursos ofertados para desenvolver práticas ligadas à robótica.
O programa busca, ainda, identificar e orientar as aprendizagens no caminho das tecnologias. A estudante Maria Izabel, matriculada na escola João Alencar, destacou a alegria de ter tido a oportunidade de vivenciar a experiência: "Foi um momento único em minha vida, uma oportunidade inesquecível, onde pude participar de torneios de robótica, aprender sobre tecnologia e ter acesso a um conteúdo diferente. Jamais irei esquecer tudo que aprendi durante esse ano", pontuou.
O prefeito Glêdson Bezerra destacou o quanto o momento é significante: "É através desses projetos, dessas parcerias, que nossos alunos têm um leque de oportunidades para conhecer e identificar aquilo que pode ser sua futura profissão, tendo contato com conteúdos diferentes, compartilhando experiências que levarão para toda a vida".
A secretária de Educação, Márcia Franca, reforçou a alegria em ver o entusiasmo dos estudantes: "O projeto é uma parceria com o SESI, que entra nas ações do Educa Juazeiro, estimulando uma aprendizagem inovadora que impacta diretamente na formação desses jovens", frisou.
O gerente geral do SESI, Francisco Leite, destacou que Juazeiro do Norte foi a primeira da região a ingressar com esse projeto, evidenciando o impacto grandioso para os discentes, bem como para toda a localidade. Na oportunidade, estiveram presentes familiares dos estudantes, professores e as equipes técnicas da Seduc e do SESI.