Em audiência pública realizada nesta segunda-feira, 17, a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (SESAU) apresentou sua produção referente ao 1° quadrimestre de 2024. O momento, mediado pelo titular da pasta, Yago Nunes, contou com a presença de representantes do Poder Legislativo, líderes sindicais, sociedade civil e coordenadores da SESAU.
A prestação, referente aos quatro primeiros meses do ano, compreende a rede básica de Atenção Primária e o setor de atendimentos especializados. Segundo relatório, de janeiro a abril foram realizadas mais de 250 mil consultas nas Unidades Básicas de Saúde. Além disso, foram registradas 366.923 visitas domiciliares efetuadas pelos Agentes Comunitários de Saúde aos juazeirenses.
Atualmente, a rede de atenção básica municipal possui 54 Unidades Básicas de Saúde, 79 Equipes de Estratégia de Saúde da Família, 71 Equipes de Saúde Bucal e 7 Equipes Multiprofissionais da Atenção Primária. Na ocasião, o titular da saúde, Yago Nunes, ressaltou algumas das metas alcançadas no plano de saúde municipal. "Um dos debates levantados no plano municipal de saúde era a implementação dos Consultórios na Rua, que até então não existia em Juazeiro. Agora, temos 2 equipes. Ou seja, é um avanço", pontua.
Na Atenção Especializada, o destaque foi para a UPA Limoeiro, que chegou à marca de 284.322 atendimentos. O Serviço de Assistência Médica Especializada (SAME) contabilizou 4.335 consultas especializadas e 1.282 procedimentos, incluindo exames de ultrassom, cateterismo vesical, curativos, endoscopia, coleta de material para exame citopatológico e retirada de pontos.
Outro setor com grande produção foi a Central de Marcação. Mais de 340 mil procedimentos, consultas e exames foram agendados no período. Do montante, 246.772 são de exames laboratoriais. A distribuição de órteses e próteses também chamou a atenção. Em 4 meses, foram distribuídos 1.956 óculos e 178 aparelhos auditivos.
Quanto à imunização, o município possui mais de 75% de cobertura de todas as vacinas presentes no calendário de rotina da caderneta infantil. Na imunização animal, o Centro de Zoonoses registrou 728 aplicações e 367 testes para leishmaniose.
A prestação de contas quadrimestral segue as diretrizes da Lei n.º 141/2012. O momento, além de apresentar à população os alocamentos de recursos utilizados para a manutenção e ampliação dos serviços de saúde, também é aberto para dúvidas e sugestões.