A noite da quinta-feira, 13, foi marcada pela solenidade de lançamento do livro "Padre Cícero 180 anos
- O Santo do Povo". O evento, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte, reuniu juazeirenses, autoridades políticas cearenses e pesquisadores em um momento comemorativo voltado à apresentação pública da obra. A publicação, realizada em parceria entre o Instituto Nordeste XXI e o Prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, foi pensada como uma forma de homenagear os 180 anos de nascimento do Padre Cícero, celebrado em 2024. Segundo Pessoa, "o livro lançado hoje talvez seja um dos maiores que já foram feitos para o Padre Cícero. É um livro muito bem elaborado, com a colaboração de pessoas importantes. Com o Prefeito Glêdson Bezerra, nós estamos lançando aqui em Juazeiro do Norte, depois lançaremos em Maracanaú e, posteriormente, no Congresso Nacional, em Brasília", destacou o gestor.
Em seu discurso, o Prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, destacou a satisfação e o sentimento de gratidão em receber no Município o lançamento de uma obra que se dedica a valorizar a vida do Padre Cícero Romão Batista. "Gratidão a todos os envolvidos na produção dessa obra por nos presentearem com um trabalho tão especial e que com certeza ficará marcado no engrandecimento da história do nosso padim'", ressaltou.
Quem também enfatizou o sentimento de gratidão pelo lançamento da obra foi a Presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Teresa Maria Siqueira. "Manter viva a memória do Padre Cícero nesses 180 anos de vida é algo profundamente significativo. Padre Cícero é um símbolo de fé e devoção para muitos fiéis. Sua vida e ensinamentos continuam a inspirar pessoas a cultivar uma relação mais profunda com o divino e a buscar a espiritualidade em suas vidas cotidianas. Defensor dos menos favorecidos, seu legado está intrinsecamente ligado à cultura nordestina e à história do Brasil. Manter sua memória viva é preservar parte da nossa identidade coletiva. Neste momento, o sentimento da Fundação Memorial Padre Cícero é de gratidão", destacou.
A solenidade contou ainda com a participação de representantes da equipe responsável pela elaboração do livro, como o dramaturgo Ricardo Guilherme. Ele destacou que "a leitura do livro vai possibilitar ao povo juazeirense a experiência de se ver autocontemplativamente. Este livro, Padre Cícero 180 anos - O Santo do Povo, contém em sua estrutura editorial todo um arsenal de interpretação do imaginário popular de uma determinada época e seu universo teórico-temático abrange um recorte multidisciplinar de propostas de entendimento sociológico, antropológico, religioso e psicológico", explicou.
A noite também foi marcada por homenagens artísticas, como a do cordelista e cantador Geraldo Amâncio, um dos colaboradores do livro, que com sua viola cantou versos sobre a vida do Padre Cícero. A edição de "Padre Cícero 180 anos
- O Santo do Povo" foi publicada em capa dura e em papel couché, com tradução para o inglês, além de contar com diversas imagens que ilustram a narrativa. A obra tem em sua equipe de produção o historiador Juarez Leitão, o cordelista e cantador Geraldo Amâncio, o dramaturgo Ricardo Guilherme, o fazedor de cultura Gylmar Chaves e o jornalista e escritor Barros Alves. A coordenação do projeto foi realizada pelo escritor e jornalista Francisco Bezerra.