Com a presença de cerca de 70 representantes de Grêmios Estudantis da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte promoveu, nesta quinta-feira, 13, atividades voltadas ao Seminário ERER - Educação para as Relações Étnico-Raciais.
Com o objetivo de discutir as relações étnico-raciais, partindo das experiências vivenciadas no ambiente escolar e buscando promover a construção de uma cultura escolar que adote práticas pedagógicas eficazes no enfrentamento do preconceito e da discriminação, o momento trouxe uma discussão em torno do Estatuto da Igualdade Racial.
O Estatuto da Igualdade Racial é o principal instrumento normativo no Brasil que estabelece a efetivação da igualdade de oportunidades, bem como a garantia e defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos, além de tratar do combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnico-racial.
Segundo a Diretora de Controle Interno da Seduc, Cintia Morais, a discussão é de extrema importância: "trabalhamos os diversos conceitos relacionados ao racismo, abordamos exemplos de racismo práticos no esporte, orientamos o trabalho que eles desenvolverão com os pares durante o segundo semestre letivo."
O fortalecimento dos grêmios integra uma das ações do Programa Educa Juazeiro e traz a representação do interesse dos estudantes. O objetivo é que os alunos possam atuar promovendo o protagonismo juvenil, tendo como base o diálogo e o incentivo na implantação de atividades que possam, efetivamente, contribuir para o desenvolvimento e gestão das unidades escolares.