A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte realizou, nos últimos dias 10 e 11 de junho, na sede da SECULT, no Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier, uma capacitação de dois dias para os ambulantes volantes e os ocupantes dos restaurantes da parte interna do Parque de Eventos Padre Cícero. O momento foi realizado em parceria com a Secretaria de Saúde, Corpo de Bombeiros Militar, Vara da Infância e da Juventude e também o Ministério Público. Ao todo, 114 pessoas foram contempladas.
Este é o terceiro ano consecutivo que os vendedores dos restaurantes, barracas e ambulantes do Juaforró e Vaquejada recebem a formação. O objetivo da atividade é capacitar os participantes nas boas práticas de manipulação de alimentos. "Foram apresentadas as normas da Vigilância Sanitária em relação à manipulação de alimentos para evitar possíveis doenças transmitidas, bem como cuidados com a manipulação do alimento ao servir ao público e explicado o que pode e o que não pode", frisa Wagner Souza, Diretor de Produção da SECULT.
Segundo Éverton Alves, coordenador da Vigilância Sanitária, as orientações seguem durante toda a programação do evento. "Nosso papel é garantir que os grandes eventos em massa tenham segurança alimentar. Assim, a população pode aproveitar o momento festivo com saúde. Acrescentamos que estaremos todos os dias presencialmente para evitar outros riscos provenientes da manipulação e agiremos quando necessário intervindo nos processos", explica.
Ao final do programa de capacitação, os participantes foram reconhecidos com certificados oficiais, validando sua competência para operar nos eventos culturais futuros, incluindo o aguardado Juaforró 2024 e a tradicional Vaquejada de Juazeiro do Norte.