A Prefeitura de Juazeiro do Norte realizou nesta terça-feira, 28, das 8h às 13h, o II Fórum Comunitário do Selo Unicef. A cerimônia aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, localizado na Rua Quinze de Novembro, s/n, São Miguel. O evento reuniu profissionais da rede de proteção, sociedade civil, crianças e adolescentes para avaliar os resultados sistêmicos e os indicadores de impacto social do município durante o quadriênio de 2021 a 2024, período em que o Selo está vigente no município.
Na ocasião, o Articulador-Geral do Selo Unicef, Pedro Henrique da Silva, detalhou o propósito do evento: "O II Fórum do Selo UNICEF é, justamente, o momento de análise das políticas públicas de crianças e adolescentes do município. É o momento em que os profissionais da rede de proteção, crianças, adolescentes e sociedade civil analisam as ações que Juazeiro do Norte executou durante a edição do Selo Unicef. Neste sentido, é uma ocasião marcante porque produz um documento preciso ao município sobre onde estamos acertando, onde estamos errando e o que podemos melhorar nos próximos quatro anos, ligados aos resultados sistêmicos. Há questões como a prevenção à violência, a redução da evasão escolar e o aumento da cobertura vacinal, assim como as ações que impactam e fortalecem órgãos como o Conselho Tutelar e o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, enfim, todos ligados à rede de proteção."
A conquista do Selo UNICEF por Juazeiro do Norte representa a prioridade dada às políticas públicas para a infância e adolescência. A metodologia para esta avaliação inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que auxiliam no cumprimento dos direitos do público infantojuvenil, refletidos no Brasil pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Os sete eixos de discussão seguiram os resultados sistêmicos estabelecidos pelos indicadores do Selo Unicef. São eles: Sistêmico 1 - Desenvolvimento Infantil na Primeira Infância, Sistêmico 2 - Educação de Qualidade para Todos, Sistêmico 3 - Hábitos de Higiene e Acesso à Água e Saneamento Básico assegurados para crianças e adolescentes nas escolas, Sistêmico 4 - Oportunidade de Educação, Trabalho e Formação Profissional para Adolescentes e Jovens, Sistêmico 5 - Desenvolvimento Integral, Saúde Mental e Bem-estar de Crianças e Adolescentes na Segunda Década da Vida, Sistêmico 6 - Prevenção e Resposta às Violências contra Crianças e Adolescentes e, por último, Sistêmico 7 - Proteção Social e Atenção Integral para Famílias Vulneráveis via Serviços Intersetoriais.
Estiveram presentes o Articulador-Geral do Selo Unicef de Juazeiro do Norte, Pedro Henrique da Silva; o Secretário de Esporte e Juventude, Philippe Agnis; a Secretária de Educação, Márcia Franca; a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Josy Lima; a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Erika Ribeiro; a Articuladora-Geral do Selo Unicef de Farias Brito, Maria Gonçalves. Participaram também a Consultora do Selo UNICEF, Suelen Fortaleza; representantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes - NUCA; o Conselho Tutelar; além de estudantes e representantes da sociedade civil.