Os resultados dos indicadores do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica - Spaece de 2023 apontam que Juazeiro do Norte segue avançando nos índices de aprendizagem. De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Educação do Estado nesta segunda-feira, 27, Juazeiro alcançou a maior proficiência do 2° e 5º ano, em língua portuguesa, desde 2012.
Em 2012, o Spaece relacionado ao 2º ano marcava 163 pontos, já em 2023, avançou para 186, sendo um marco na série histórica do município. Já no 5º ano, os números apontavam 188,4 em 2012, e em 2023, marcou 212 pontos. O Spaece está relacionado ao diagnóstico de alfabetização e aprendizagem dos estudantes do 2º, 5º e 9º ano.
De acordo com o relatório divulgado, a Educação de Juazeiro cresceu cerca de 44 pontos na escala de proficiência, saindo de 142,2 em 2022 para 186 pontos em 2023, nas turmas de 2º ano. O Spaece é uma avaliação externa em larga escala do Estado do Ceará, que busca avaliar as competências e habilidades dos alunos de Ensino Fundamental, abrangendo as disciplinas de Português para 2º, 5º e 9º ano, e Matemática para 5º e 9º ano.
O resultado é reflexo do investimento do Município na execução de projetos voltados para a intensificação de estratégias, visando a qualidade do ensino aprendizagem para os quase 34 mil alunos. Diante dos resultados positivos para a Rede Municipal de Ensino, a secretária de Educação, Márcia Franca, destaca a alegria e o comprometimento de todos. "Estamos empenhados em investir cada vez mais na educação, por meio de ações em todas as áreas. Esse avanço é fruto de um trabalho contínuo, que se fortalece a cada dia buscando garantir a aprendizagem dos nossos estudantes."
Algumas das ações desenvolvidas estão relacionadas à aplicação de avaliações diagnósticas ofertadas pela rede municipal de ensino, interpretação e análise dos dados obtidos por meio das avaliações diagnósticas, convertendo os resultados em ações pedagógicas interventivas. Além disso, a promoção de momentos formativos aos professores e colaboradores, planejamento de atividades interventivas que contemplem as habilidades não consolidadas, observando o currículo, bem como o desenvolvimento de atividades diversificadas com agrupamentos produtivos contemplando os diferentes níveis de aprendizagem dos alunos. Por meio do Programa Educa Juazeiro, as atividades conferem, a médio e longo prazo, o alcance de melhores indicadores na Educação do Município.