Estudantes matriculados no 5° ano, de seis escolas da Rede Municipal de Ensino, participaram nesta segunda-feira, 27, da solenidade de formatura no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - Proerd, referente à turma 2023.2. Os discentes que se destacaram na produção de redações sobre a temática foram premiados com bicicletas. O programa é uma parceria entre a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação, e da Polícia Militar do Ceará.
A fanfarra da Escola Cícera Maria dos Santos abriu a cerimônia entoando os Hinos Nacional e do Município. A solenidade também contou com atividades lúdicas para festejar o momento.
A estudante da escola Tarcila Cruz Alencar, Sophia Bezerra, destaca que o que aprendeu durante as aulas do Proerd foi muito importante. "Nessas aulas do Proerd a gente aprende muita coisa importante como dizer não ao álcool, à violência e ao bullying.".
Em parceria com unidades escolares e as famílias, o Proerd é um projeto coordenado pela Polícia Militar que atua, de maneira preventiva, abordando questões como a importância das boas amizades, resistência às pressões de grupo, como lidar com sentimentos de tensão, e ainda ser confiante.
A Secretária de Educação do Município, Márcia Franca, enfatizou a importância da parceria "O Proerd já é uma parceria consolidada, contribuindo para a formação dos nossos alunos com temáticas muito importantes como a prevenção às drogas, ao bullying, à violência. Investir na prevenção e educação é sempre o melhor caminho", destacou.
O Sub-Tenente Fontes explicou como é realizada a dinâmica das aulas. "Durante as aulas, a Polícia Militar se faz presente na sala de aula, acompanhada do professor, ministrando aulas dinâmicas sobre prevenção. Buscamos ensinar os jovens a tomar boas decisões, crescendo com essas habilidades de resistências", relatou.