NOTÍCIAS

27-MAI-2024

Feira de Fogos 2024 é inaugurada

#Cultura POR ASCOM 27 DE MAIO DE 2024

Quem passa pela Avenida Ailton Gomes, em frente ao Parque Natural das Timbaúbas, já avista, de longe, as bandeiras coloridas que enfeitam a tradicional Feira de Fogos. Consolidada no imaginário popular da cidade, a solenidade de inauguração da edição deste ano da feira aconteceu na noite da última sexta-feira, dia 24, marcada por muita diversão e música.

Ao som de Felipe do Acordeon, responsável por animar a ocasião com sucessos do forró, a feira também contou com a presença dos moradores locais, que aproveitaram o momento para comprar seus festejos juninos e para se divertir. Das "chuvinhas" aos "estalos de salão", das "bombinhas" a outros artefatos pirotécnicos, tudo pode ser encontrado nas 35 barracas dispostas nas imediações do Parque das Timbaúbas.

Iranir Lopes de Lima, permissionária e comerciante, afirma que a feira de fogos é uma iniciativa importante, pois une economia e cultura. "Essa iniciativa é importante porque, além de nós, outras pessoas e outros setores também conseguem uma renda extra, é um ciclo de pessoas beneficiadas. E, além disso, tem também a questão cultural. A feira é uma tradição que perpassa gerações, nos seus mais de 40 anos de existência. Por isso, além de renda, ela também traz alegria e divertimento para a população", destaca.

Para Reginaldo Alves, presidente da Associação Feira de Fogos de Juazeiro do Norte (Asfaju), a feira é um símbolo cultural de resistência, que atravessa gerações e continua viva na memória popular."Todos os permissionários que se encontram aqui são frutos de outras gerações, que também atuaram e trabalharam na feira. E isso é legal porque não podemos deixar essa cultura acabar. Afinal, tudo mundo gosta de comemorar o seu São João, acender sua fogueira, fazer sua festa e, claro, se divertir com os artigos juninos", lembrou.

A Feira de Fogos é uma iniciativa coordenada pelas secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), de Cultura (Secult) e de Turismo (Setur), em parceria com a Associação dos Comerciantes de Fogos de Artifício de Juazeiro do Norte (ACFAJN).

Essa parceria, mantida entre a gestão municipal e os comerciantes, tem, entre outros objetivos, o fomento e incentivo à economia através da venda dos artigos juninos. Para isso, uma das ações para atrair o público é a realização de shows musicais e culturais no local das vendas. "As festas juninas são as mais esperadas por nós, daqui da região. Sabendo da importância disso e também da feira de fogos, nós preparamos uma programação especial onde, semanalmente, teremos uma atração acontecendo aqui, no parque", enfatizou Darcya Monteiro, gestora da Semasp.

Assim como nas últimas edições, a Feira dos Fogos 2024 também possui o certificado de conformidade emitido pelo Corpo de Bombeiros, garantindo a segurança dos vendedores e dos consumidores. Para os juazeirenses que desejam adquirir seus festejos juninos no local, a feira funcionará diariamente, das 8h às 21h, até o dia 30 de junho.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#JuaForró Hoje

JuaForró 2024 tem recorde de público e nenhuma ocorrência

A edição deste ano do JuaForró, realizada no Parque Padre Cícero, foi marcada pela segur [...]

#JuaForró Hoje

JuaForró trouxe diversidade sonora em seu último dia e leva grande público

O JuaForró 2024 teve sua última noite de festa neste domingo, 23, no Parque de Eventos P [...]

#APrefeituraNoSeuBairro Hoje

Moradores do Sítio Popôs aproveitam serviços ofertados pelo Programa A Prefeitura no seu bairro

A população do Sítio Popôs recebeu, no último sábado, 22, a 28ª edição do programa "A Pr [...]

#JuaForró Há 1 dia(s)

JuaForró 2024 valoriza a Acessibilidade e Inclusão

O JuaForró 2024, tradicional festa junina de Juazeiro do Norte, destaca-se não apenas pe [...]

#comunicado Há 1 dia(s)

Alcides Muniz Gomes: Prefeitura decreta luto oficial

A Prefeitura de Juazeiro do Norte decretou neste domingo, 23, luto oficial de três dias [...]

#JuaForró Há 1 dia(s)

Fagner leva 20 mil pessoas ao Juaforró

Na quarta noite de JuaForró, o Parque de Eventos Padre Cícero recebeu cerca de 20 mil pe [...]

#JuaForró Há 2 dia(s)

Juaforró aquece economia local durante cinco dias de festa no Parque

Além de promover a cultura nordestina e celebrar os festejos juninos, o JuaForró também [...]

#DesenvolvimentoSocial Há 3 dia(s)

AEPETI promove capacitação para técnicos do SUAS

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), por meio do programa de Açõe [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito