Quem passa pela Avenida Ailton Gomes, em frente ao Parque Natural das Timbaúbas, já avista, de longe, as bandeiras coloridas que enfeitam a tradicional Feira de Fogos. Consolidada no imaginário popular da cidade, a solenidade de inauguração da edição deste ano da feira aconteceu na noite da última sexta-feira, dia 24, marcada por muita diversão e música.
Ao som de Felipe do Acordeon, responsável por animar a ocasião com sucessos do forró, a feira também contou com a presença dos moradores locais, que aproveitaram o momento para comprar seus festejos juninos e para se divertir. Das "chuvinhas" aos "estalos de salão", das "bombinhas" a outros artefatos pirotécnicos, tudo pode ser encontrado nas 35 barracas dispostas nas imediações do Parque das Timbaúbas.
Iranir Lopes de Lima, permissionária e comerciante, afirma que a feira de fogos é uma iniciativa importante, pois une economia e cultura. "Essa iniciativa é importante porque, além de nós, outras pessoas e outros setores também conseguem uma renda extra, é um ciclo de pessoas beneficiadas. E, além disso, tem também a questão cultural. A feira é uma tradição que perpassa gerações, nos seus mais de 40 anos de existência. Por isso, além de renda, ela também traz alegria e divertimento para a população", destaca.
Para Reginaldo Alves, presidente da Associação Feira de Fogos de Juazeiro do Norte (Asfaju), a feira é um símbolo cultural de resistência, que atravessa gerações e continua viva na memória popular."Todos os permissionários que se encontram aqui são frutos de outras gerações, que também atuaram e trabalharam na feira. E isso é legal porque não podemos deixar essa cultura acabar. Afinal, tudo mundo gosta de comemorar o seu São João, acender sua fogueira, fazer sua festa e, claro, se divertir com os artigos juninos", lembrou.
A Feira de Fogos é uma iniciativa coordenada pelas secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), de Cultura (Secult) e de Turismo (Setur), em parceria com a Associação dos Comerciantes de Fogos de Artifício de Juazeiro do Norte (ACFAJN).
Essa parceria, mantida entre a gestão municipal e os comerciantes, tem, entre outros objetivos, o fomento e incentivo à economia através da venda dos artigos juninos. Para isso, uma das ações para atrair o público é a realização de shows musicais e culturais no local das vendas. "As festas juninas são as mais esperadas por nós, daqui da região. Sabendo da importância disso e também da feira de fogos, nós preparamos uma programação especial onde, semanalmente, teremos uma atração acontecendo aqui, no parque", enfatizou Darcya Monteiro, gestora da Semasp.
Assim como nas últimas edições, a Feira dos Fogos 2024 também possui o certificado de conformidade emitido pelo Corpo de Bombeiros, garantindo a segurança dos vendedores e dos consumidores. Para os juazeirenses que desejam adquirir seus festejos juninos no local, a feira funcionará diariamente, das 8h às 21h, até o dia 30 de junho.