A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte atingiu a marca de 137.577 atendimentos individuais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), somente nos primeiros 4 meses de 2024. Hoje, o município dispõe de 85 Equipes de Saúde da Família (ESF), que acompanham mais de 278 mil juazeirenses cadastrados no sistema.
Entre os atendimentos estão incluídas as consultas de enfermagem e avaliação médica. Segundo Quitéria Magalhães, diretora de Atenção Primária, a ampliação dos atendimentos se dá, principalmente, pelo aumento de equipes. "Antes de 2021, nossa cidade tinha apenas 71 ESF, ou seja, temos 14 equipes a mais, que atendem um enorme contingente de pessoas", explica.
As unidades com maior atendimento são a UBS Limoeiro, com 7.232 pessoas acolhidas; UBS Franciscanos II, com 5.824; e UBS Pirajá I, que registrou, até o dia 30 de abril, 5.587 assistências. A expectativa é que os números aumentem durante o próximo quadrimestre com a ampliação de atendimentos. "Entregamos 3 unidades de saúde somente este ano, isso significa que vamos aumentar a cobertura e consequentemente a saúde da nossa população", frisa Quitéria.