Juazeiro do Norte realizou nesta sexta-feira, 17, a caminhada em alusão ao Maio Laranja. A ação integra o calendário de ações referentes ao mês que marca o combate à exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes. Com a concentração iniciada às 7h30 na Praça Dirceu de Figueiredo (antiga Prefeitura), o trajeto da caminhada seguiu até a Praça Padre Cícero.
A mobilização da campanha ocorre a nível nacional e é engajada por todos os setores da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), onde vários representantes de todos os equipamentos e serviços englobados pela Secretaria se unificam num momento para intensificar a divulgação da campanha, bem como, dos serviços que atendem crianças e adolescentes no município.
Em Juazeiro, o Maio Laranja é capitaneado pela Proteção Social Especial (PSE) em conjunto com o Selo Unicef e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS). O setor da PSE é o que lida diretamente com situações de violação de direito, dentre elas, as que são os temas da campanha.
A Secretária da SEDEST, Josy Lima, exaltou a importância do ato. "Nós estamos aqui na grande caminhada em alusão ao Maio Laranja, o mês de combate ao abuso e exploração sexual de nossas crianças e adolescentes. É importante ressaltar que a Assistência Social está aqui, junto com a Saúde, Educação, Poder Judiciário, Polícia Militar, todos reunidos para descermos a Rua São Pedro chamando a atenção da população para esse tema, que ainda é tão tabu, mas que precisa ser abordado".
A Secretária frisa que "precisamos observar [todos os sinais] das crianças, dos adolescentes, porque muitas vezes os crimes são cometidos por pessoas próximas. E por isso é importante a presença do professor, do agente de saúde, do Criança Feliz, que estão constantemente em contato com as pessoas e nas residências. Então eu peço aos cidadãos juazeirenses: fiquem atentos! Ao menor sinal de qualquer tipo de violência, Disque 100 ou procure um de nossos equipamentos", reforça.
Com participação expressiva de integrantes, a caminhada do Maio Laranja também obteve boa recepção dos populares durante o trajeto. Houve, ainda, distribuição de panfletos e carro de som.
Além da SEDEST, também participaram as Escolas: Madre Maria Villac, Jerônimo Freire, Felipe Neri, Fundação Educacional Rotary e Maria de Lourdes Ribeiro Jereissati, que são unidades educacionais da Secretaria de Educação (SEDUC), Conselho Tutelar 1 e Conselho Tutelar 2, Secretaria de Saúde (SESAU), Secretaria de Esporte e Juventude (SEJUV),Ministério Público do Ceará (MPCE), Polícia Militar, Poder Judiciário, e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Durante o percurso, o ato contou com suporte do DEMUTRAN e Guarda Civil Municipal (GCM).