Iniciando a Semana Municipal da Busca Ativa Escolar, a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte realizou, nesta segunda-feira, 13, a palestra de abertura. O evento contou com a presença de coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino, representante do Ministério Público, Conselho Tutelar, além da assistência social. A temática abordada no primeiro dia de programação foi "Escola e Assistência Social na garantia de direitos", conduzida pela diretora de Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, Isabella Angelo.
A Semana visa mobilizar a sociedade para a importância da busca pelos que não estão participando das atividades escolares. Além de visitas técnicas às escolas, há o levantamento de informações sobre assiduidade, contatos e visitas domiciliares, elaboração de relatórios por meio das unidades escolares e acompanhamento externo das ações.
Para Willyam Sousa, esta semana é mais do que apenas uma série de atividades, "é uma declaração de nosso compromisso com a justiça social e a inclusão. Estou confiante de que, ao trabalharmos juntos, podemos criar um ambiente escolar onde todos os alunos se sintam valorizados, apoiados e capacitados a alcançar seus sonhos".
A secretária de Educação, Márcia Franca, destaca que as atividades realizadas durante a semana são a continuidade do que já é feito ao longo do ano, de modo que a mobilização seja ainda mais intensa e fortalecida. "Não é só garantir a vaga, mas a permanência dos estudantes nas unidades escolares, fazendo esse monitoramento, buscando compreender quais fatores estão distanciando esses alunos, e os projetos desenvolvidos podem identificar esses possíveis fatores", pontuou.
A palestra traz a abordagem da parceria entre escola e assistência social, com o desempenho de um papel crucial na proteção e garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, promovendo não apenas o acesso à educação de qualidade, mas também a assistência necessária para enfrentar desafios socioeconômicos e emocionais.