O Festival de Repentistas de Juazeiro do Norte tem sua 2ª edição neste ano de 2024. Foi promovido inicialmente em novembro do ano passado, na Praça Padre Cícero. O evento teve seu primeiro dia de realização nessa quarta, 8, e o segundo dia, nesta quinta-feira, 9, no Centro Cultural Daniel Walker, equipamento recém inaugurado. A iniciativa faz parte do Circuito de Festivais do Município.
A ação é promovida pela Secretaria de Cultura - SECULT, em parceria com o Instituto Gestão Soares e Centro Cultural Banco do Nordeste - CCBNB. O evento é gratuito, aberto ao público e trouxe nomes locais, regionais e nacionais.
O Festival de Repentistas contou com intérprete de Libras, tornando-o acessível para pessoas com deficiência.
A cantoria foi embalada por temas como "Os valores do sertão", "Minha mãe é uma rainha", "A força da cantoria" e motes como "Quando a mulher é briguenta o homem tem medo dela" e "Toda casa de taipa tem o cheiro do suor do matuto do sertão". Além disso, estilos de cantoria como quadrão perguntado, coqueiro da Bahia e gabinete.
No primeiro dia,, tivemos os repentistas locais:
- Francinaldo Oliveira e Jonas Bezerra
- Agustinho de Oliveira e Zé Francisco
- Nascimento Araújo e Zé Ary
- Moacir Carneiro e Canarinho
- Evaldo Guilherme e Raimundo Vieira
- Manoel Macedo e João Bandeira
- Joilson Dias e Zé de Freitas
- Nonato Frede
- Joaquim Alves
Os encontros de repente são eventos culturais e, se tratando de cantoria de viola, é uma das atividades mais tradicionais do Nordeste. No Cariri Cearense, temos uma cidade marcada por repentistas, inclusive que vieram de outros estados como Alagoas e Paraíba. Manter essa cultura e expressão vivas e apoiadas pelas gestões, assim como continuar a promovê-las em praça pública de forma gratuita, abre espaço para que sejam valorizadas e apreciadas pelo público. Além disso, leva o nome do Nordeste em todos os eventos dessa linguagem autêntica, por ter em sua maioria cantadores nascidos na região. O Festival de Repentistas é uma das grandes marcas da cultura em Juazeiro e reconhecido Brasil afora.
Nesta quinta-feira, 9, haverá repentistas nacionais e regionais:
- Raimundo Caetano e Edvaldo Zuzu
- Ismael Pereira e Biu Dionísio
- Zé Carlos do Pajeú e Ivanildo Vila Nova
- Agustinho de Oliveira e Francinaldo Oliveira
- Felipe Pereira e Helânio Moreira
O Prefeito, Glêdson Bezerra, comenta que o Festival de Repentistas se "apresenta como consolidação de uma política pública que queremos que seja permanente em Juazeiro do Norte, com espaço para todas as linguagens, e o repente é uma linguagem a cara da nossa tradição cultural", finaliza.