Estudantes da rede municipal de ensino participaram, na última sexta-feira, dia 3, da cerimônia regional de premiação referente à 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP. O evento foi realizado no auditório da Universidade Federal do Cariri - UFCA, contando com a presença de estudantes de várias unidades de ensino da região, acompanhados de seus familiares.
Na rede municipal, em 2023, foi conquistado um total de 11 medalhas na premiação regional, sendo seis de bronze e cinco de prata, envolvendo estudantes do 6º, 7º, 8º e 9º ano. Já na premiação em nível nacional, foram garantidas seis medalhas de bronze. Além dos estudantes, o docente da ECIM Edvard Teixeira Férrer, Alexsandro Fernandes, também recebeu a premiação na categoria "Professor".
A Escola Municipal Cívico Militar Edvard Teixeira Férrer conquistou três bronzes em nível nacional e mais dois bronzes e três pratas na etapa regional. A unidade escolar Tarcila Cruz conseguiu dois bronzes e duas pratas na premiação nacional e regional, respectivamente. José Marrocos, Jerônimo Freire dos Santos, Zila Belém e Pelúsio Correia de Macêdo também se destacaram no quadro de medalhas.
A OBMEP é dirigida às escolas públicas e privadas, promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, e tem como objetivo estimular e identificar talentos na área de conhecimento. De acordo com dados divulgados, em 2023, a competição reuniu cerca de 18 milhões de estudantes e 55 mil escolas espalhadas por todo o país.
Francisco Vladimir, pai do aluno medalhista Pedro Wilker, destaca a alegria de ver seu filho colhendo frutos: "É um trabalho que estamos incentivando desde cedo, para que ele participe, e a cada nova conquista ficamos ainda mais orgulhosos".
O gerente pedagógico do Ensino Fundamental - Anos Finais da Secretaria Municipal de Educação, Samuel Mariano, ressaltou a importância do momento: "Todo ano percebemos um crescimento na conquista de medalhas na OBMEP, fruto do comprometimento dos nossos docentes, das escolas, das famílias, do acompanhamento realizado pelos técnicos da SEDUC, bem como da aplicação de ações que contribuem e impactam na aprendizagem dos estudantes. O mérito é deles, que se empenham diariamente para aprender e, consequentemente, colher bons resultados", disse.