A Expoanime Cariri Fest 2024 foi realizada nesse fim de semana, nos dias 27 e 28 de abril, no Campus da Unileão - Lagoa Seca. O evento marcou a I edição do Festival de Cultura Pop de Juazeiro do Norte.
A Expoanime Cariri completou 15 anos, e esta edição contou com um público de 5 mil pessoas em cada dia, totalizando 10 mil participantes, de acordo com os ingressos distribuídos gratuitamente.
Em Juazeiro, os eventos de cultura pop, geralmente, atraem uma grande adesão, especialmente entre os jovens amantes do mundo geek, cosplayers, animes e cultura japonesa.
Mikaely Aragão e seu filho Carlos Adriano destacaram a importância de participar da Expoanime. "O Carlos é cadeirante e para mim é muito gratificante trazê-lo aqui porque ele se sente incluído e feliz. Ele adora estar aqui, é o evento que ele mais gosta durante o ano todo. Ele fica empolgado para vestir a fantasia dele, que foi feita pela própria família", disse Mikaely.
Andressa Rodrigues, uma das organizadoras, destacou que esta edição foi a maior, tanto em termos de público quanto de atrações, incluindo a presença de Guilherme Briggs, renomado dublador brasileiro. "Estamos muito felizes, comemorando nossos 15 anos da melhor forma, como sempre sonhamos", afirmou.
Durante a entrada no evento, os participantes tiveram a opção de fazer doações de alimentos de forma voluntária. "Visamos contribuir com o programa do Governo do Estado do Ceará, o 'Ceará Sem Fome', que fornece refeições prontas para as pessoas todos os dias", acrescentou Andressa.
Ela também ressaltou que a Expoanime movimenta a economia local, criando um nicho para a cultura pop. "Desde a primeira Expoanime, começamos a ver um aumento no interesse por artigos geek e produtos alimentícios com temas geek. O evento tem sido um impulsionador desse movimento", concluiu.