Os Agentes de Endemias de Juazeiro do Norte finalizaram, nesta quinta-feira, 11, uma capacitação sobre esquistossomose, promovida pelo Governo do Estado. Ao todo, foram três dias de curso, que incluíram aulas teóricas e práticas. Entre os temas abordados, os participantes revisaram aspectos técnicos da doença, prevenção, coleta e avaliação.
Segundo o Ministério da Saúde, a esquistossomose, popularmente conhecida como barriga d'água', é uma enfermidade parasitária relacionada ao saneamento precário. A pessoa adquire a infecção ao entrar em contato com caramujos infectados pelos vermes causadores da condição. Para Nara Hellen, diretora de vigilância em saúde, a capacitação contribui para atualizar a técnica dos profissionais no combate à doença. "Desde a pandemia, esse serviço foi paralisado, e agora estamos com este projeto de retomar as atividades dos nossos agentes nesta campanha junto à população, com novas informações", explica.
Além do trabalho de conscientização e verificação da presença de caramujos infectados, os Agentes de Endemias desempenham outro papel. "Fomos a campo treinar e entregar os potes coletores. O material é levado para análise laboratorial, e caso seja identificada alguma alteração, a pessoa é encaminhada para a Unidade Básica de Saúde para receber o tratamento", conclui.
De acordo com dados do setor, Juazeiro do Norte não possui índices elevados de esquistossomose. A capacitação também contou com a participação de profissionais de cidades vizinhas, como Caririaçu e Barbalha.